sexta-feira, 20 de junho de 2014

Copa do Murdo


Nada mais fácil do que perder a credibilidade com um erro de ortografia escancarado logo no título. Mas eu prometo que esse erro será justificado até o final do texto. E enquanto ele não se explica, eu te convido a conhecer um pouco de algumas conspirações legais para se falar dessa copa.


Resumo da Ópera


Eu nunca fui muito fã de futebol, e o que eu sei e acompanhei provavelmente se deve a herança de companhia ao meu pai. Mesmo reconhecendo que os jogos de futebol são muito antigos, e que certamente estão enraizados em nossa cultura, ainda assim eu não consigo ter aquela paixão por esse esporte. Não sei se é por esse motivo, ou por outros aos quais vou elucidar no decorrer desse texto, mas eu tenho uma leve impressão que falarei um monte de asneira em mais uma desilusão aleatória que visa mais confundir do que esclarecer.

Como bem dizem que um vídeo vale mais do que mil palavras, vou deixar o vídeo com um excelente compilado de polêmicas que eu acho que vale a pena, e de quebra, já me situam onde eu quero chegar no segundo ponto desse post.


Mas não se preocupe que o foco desse post está muito longe de falar sobre curiosidades da copa. Eu só estou garantindo aproveitar o espaço para falar sobre o assunto e encerrá-lo logo de início, mas depois eu prometo que paro. Mas enquanto o ritmo ainda é a parte de coisas interessantes e legais, tem um compilado legal da Folha que você pode ver clicando aqui. Ou então, se seu objetivo é a diversão, acho que vale a pena assistir cada um dos vídeos do Canal 4 Coisas, que fez um bom compilado dos piores momentos da Copa. Vai clicando aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

 

Futebol e Pessoas


Caso você tenha alguma curiosidade mórbida para saber sobre as origens do futebol, eu te aconselharia esse link aqui. Eu disse curiosidade mórbida porque se você ir seguindo as referências históricas, vai passear não só pela Grécia Antiga, mas também por China e povos indígenas da América do Sul. E todos eles terão em comum um alto teor de violência que me faz sentir uma certa vergonha de nossos antepassados. Certas tribos indígenas por exemplo, apostavam a vida da equipe derrotada, e a bola em jogo eram cabeças.

Mas eu não quero deixar o tom desse post tão pesado assim, afinal de contas isso é coisa de muitos anos atrás e hoje em dia vivemos numa era de paz e tranquilidade. Na realidade, a grande proposta da Copa do Mundo é simplesmente promover a paz entre os povos, não é verdade? Bom, e embora a parte teórica seja essa, o grande decorrer da história mostra que muito mais o futebol é formado por pessoas do que por um simples esporte. E pessoas você sabe como é, a essência de nossos antepassados parece que ainda está lá, angariada em algum lugar.

Hoje em dia, a função de uma copa do mundo é muito mais política do que qualquer outra coisa que possa parecer. E olha que essa não é a parte da conspiração ainda. A parte política da coisa existe porque há uma certa parte burocrática que eu desisti de tentar entender. Mas, de qualquer modo, se esse ponto de curiosidade sobre como funciona a escolha de um país para eleger a copa interessar, aconselho clicar aqui, e te pedir para que me avise se por um acaso mudar sua opinião sobre o quão esportivo imagina ser tudo isso.

Mas é lógico que se você for pensar daquela forma mais simplista, sobre as vantagens de um país sediar a copa (que não vou discutí-las por ser polêmico), então é lógico que um presidente deseja trazer a copa para seu país por uma intenção política. E é aí que começa a entrar a parte conspiratória dessa história toda.

#VaiTerCopa, Aqui no Brasil


Antes dessa Copa iniciar, muito estava se falando, e muito protesto estava sendo prometido, onde bandeiras de "Não Vai ter Copa" era defendidas por muitas pessoas. Muita gente injustiçada com o superfaturamento da copa, e toda a corrupção envolvida nisso. O vídeo do Otário Anonimous um dia antes da Copa dizendo "Vai Ter Copa" sim, foi uma boa reviravolta para explicar a parte das falcatruas envolvidas no processo, mas também dizer o porque não adianta chorar pelo leite derramado.



Não vou comentar das repercussões que esse vídeo teve, embora eu reconheça que o vídeo de apoio do Felipe Neto tenha sido bem interessante. É um tipo de vídeo que vale a pena caso você queira torcer pelo Brasil e se divertir com os jogos que virão pela frente. Agora, se você, assim como eu, quer mais alguns motivos para odiar a copa e não ver mais nenhum dos jogos, então fique confiante para as conspirações que falarei a seguir. Mas antes eu preciso fazer um tópico só para falar de algo que me incomodou muito logo nessa abertura da Copa.

Abertura da Copa do Mundo no Brasil


E com tanta polêmica em vista, é fácil começar encontrando quem fale bem e mau da copa. Cada um com seus motivos, e para ser sincero, é sempre bom tomar cuidado com qualquer que seja o lado que você esteja. Para quem discorda de tudo e quer apenas ver motivos para criticar e protestar, lembre-se que ativismo de sofá é tão ineficaz quanto sair xingando só porque não gostou. Beira a infantilidade e não resolve. Por outro lado, sair concordando com tudo tem grandes chances de realmente fazê-lo ser enganado mais facilmente, principalmente ao passo que assim como eu, você é um ser humano que está sujeito aos efeitos caóticos da chamada influência social informativa, que eu até o momento em que escrevia esse post achava que o nome correto era dissonância cognitiva, só por causa do excelente vídeo que vi usando esse termo.



Deixando esse blá-blá-blá que não leva a nada, eu acho que vou começar a apontar as principais críticas que essa Copa começou a receber, logo pela abertura. A abertura inteira foi muito criticada, principalmente porque não acrescentou quase nada de novo. Mas é necessário um pouco de cautela ao derramar toda a raiva da Copa logo na abertura, porque o processo de criação envolve vários trâmites com a Fifa, que inclui sua aprovação e burocracia, e depois um pouco mais de aprovação e burocracia. Finalmente, quando os ensaios são feitos, temos que extrair o que sobrou do dinheiro que não foi desviado e aí sim sim, no processo final de aprovação e burocracia da Fifa a abertura é feita. Então eu acho que é tudo muito complexo para se fazer uma crítica simplista e pouco elaborada.

Então, meu ponto de apoio é criticar pontos isolados dentro dessa abertura, como por exemplo aquele boicote da ciência, onde não mostraram mais do que 3 segundos daquele jovem paraplégico dando um chute inicial da copa. Teve bastante gente reclamando disso, em sites como o Tecnoblog e MeioBit e muitos outros por aí. Eu fiquei pensando que o principal motivo do boicote era só por causa da ignorância padrão que a TV sempre tenta passar às pessoas. Mas aí, no meio desse meio devaneio, achei mais uma conspiração para empacotar junto de outras conspirações à favor da desmoralização da Copa.

Na real, o dr. neurologista Miguel Nicolelis, que está fazendo seu projeto Andar de Novo, tem uma grande bancada de inimigos espalhados por aí. Gente que ficou sabendo que ele, assim como qualquer outro neurologista pesquisador, faz testes em animais para aprimorar seus projetos. Pronto, só com essa informação em mente e você já entende o porque o mar se abre entre aqueles que praguejam contra o cara. E olha que ele tem lá seus méritos. Tanto que ele tem até uma chance real de ganhar um prêmio Nobel que atualmente está mais raro do que achar político honesto.

Mas eu acho que já me estendi demais falando disso. Vou deixar um vídeo com muito mais revolta no ar do Cauê Moura falando de um compilado geral dos podres da copa que podem te ajudar a ver as coisas por um outro ponto de vista. Mas o mais legal que eu achei desse vídeo, nem foi em si dos pontos que ele comentou, e sim desse link, que é um manual de boas maneiras que todos os torcedores devem seguir dentro do estádio. E os torcedores parecem ser tratados como crianças, dizendo que eles não podem falar palavrão e nem fazer barulho. Praticamente isso, mas em outras palavras. E pra fechar a lista com as sacanagens da Fifa, dá uma olhadinha nesse outro link aqui e veja só os tipos de ingressos que eles andaram vendendo pro povo.

Conspiração


Se tratando de uma Copa do Mundo, que tipo de conspiração daria para esperar vir daqui?
Pra ser sincero, eu não gosto muito de conspirações, mas tem algumas em que eu realmente gostaria que fossem verdades, e outras que eu fico com raiva de quem pensa que é verdade. Ou seja, se você quer perder um amigo ou ganhar um amigo, falar de conspiração é a receita certa, porque certamente o seu interlocutor vai julgar toda sua inteligência com base na sua crença conspiratória, e caso esteja no mesmo time de crença dele, então você será amigo, caso contrário, fará parte de um mortal desprezível que deve caminhar sozinho para o além.


Se você gosta de teorias da conspiração, passa aqui nesse link e aumente seu repertório com umas 50 boazinhas (ou nem tanto). Mas não saia acreditando em tudo logo de cara, porque lembre-se também que o ser humano é facilmente corrompido a acreditar no mundo conspiratório. Se quiser saber o porque as pessoas acreditam tanto em teorias e mais teorias, por mais bizarras que sejam, acho que esse link pode te esclarecer. Ele fala de um experimento bem interessante feito com pombos de um cidadão aí chamado B.F Skinner.

E olha só, enrolei dois parágrafos e nem falei nada sobre quais as conspirações que estavam rolando pela copa. Eu poderia simplesmente deixar esse link aqui que faz um compilado de 10 histórias que circulam por aí. Ou então, eu poderia relembrar a última copa e dizer que as previsões assustadores daquele Polvo Paul e do maluquinho do Orkut só se confirmaram porque os resultados estavam previstos. E assim fica fácil conspirar, né?


Mas é justamente desse tipo de conspiração - a que lida com a previsão de que o Brasil já ganhou - é que eu queria expor aqui. E sabe o que é o mais legal disso tudo? É que essa conspiração pode ser levada à sério não só pelo lado político (que é o lado que o Cajuru expõe), mas também pelo lado científico, que eu vi explicado de modo excelente em um dos últimos Nerdologias que também dizem, mas pautado em previsão científica, que o Brasil vai ganhar essa copa. Vou deixar os dois vídeos na sequência, pois valem a pena.





E recentemente, o nerdcast lançou um episódio falando sobre a copa que ficou muito bom. Acho que vale a conferida lá também. E se quiser mais uma opinião avulsa sobre o assunto, eu acho que vale a pena mencionar mais um vídeo, que é de um comentarista esportivo chamado Marcos Caetano, pois assim ele pode dar um ponto de vista também favorável para a copa, depois de tantos outros ruins que já foram apresentados aqui.

E a conclusão que fica é que embora as pessoas gostem de acreditar em teorias de conspiração, elas não são tão fáceis de se mostrarem verdadeiras. Qualquer um que tenha estudado sociologia eu creio que pode dar uma explicação muito mais interessante e elaborada do que eu em um simples blog como esse. Mas mesmo assim é legal, fala a verdade? Principalmente porque os resultados é que fazem esse tipo de coisa se tornar ainda mais conspiratório do que parece. Vai que o Brasil ganha, aí sabe o que acontece?

Conspirando ainda mais...


Se o Brasil ganhar, pode esperar por alguns problemas a caminho. Na verdade, o que formenta a ideia inicial da conspiração de que a copa foi comprada é justamente o seguinte: imagine que o ex presidente Lula, quando quis trazer a Copa pro Brasil em 2014, ele já sabia exatamente que seria o ano para conseguir uma reeleição à presidente Dilma. Daí, ele acreditava que na política do pão e circo, bastava alegrar o povo com uma copa do mundo que isso motivaria o povo e faria com que a popularidade da presidência subisse ainda mais, e assim, tudo triunfaria conforme o previsto. E essa parte não é bem conspiração, já que não é fácil deduzir esse tipo de estratégia política até para quem não entende quase nada de política (como eu).

O imprevisto no meio da caminhada aconteceu porque ninguém iria imaginar a onda dos protestos do ano passado. E esse aeon de "O Gigante Acordou" parece que surtiu um efeito colateral muito grande, porque todo o processo da copa não foi bem visto pela maioria das pessoas. Todo mundo estava criticando o investimento absurdo feito em estádios enquanto a saúde ou a educação ficavam para escanteio. Pelé foi considerado o novo poeta calado com aquela sua declaração pífea dizendo que não se faz uma copa com hospitais. Enfim, deu uma boa reviravolta, que eu acredito que não estava nos planos estratégicos iniciais.

O que realmente faz todo o sentido do mundo é que para o poder atual do governo é importante que o Brasil ganhe a copa, pois isso causaria uma espécie de efeito de esquecimento nas pessoas, que estariam felizes com a vitória e reverberando uma conquista. Agora se o Brasil perde a copa, então esse efeito vem justamente do modo oposto, onde as pessoas pensam: "foi gasto tanto dinheiro nessa copa, e nem ganhamos". Ou seja, aí o calo aperta. Por isso que surgiu a conspiração, e novamente frisando, isso não significa que a conspiração seja verdadeira, apenas que ela tem motivos para ser criada, e que é por isso que tem gente repetindo ela por aí.

Mas e qual a sua opinião sobre tudo isso? Tem algum sentido alguma coisa do que eu falei? Apesar que pouco deve importar, pois nossa imagem fora do país não anda muito boa mesmo...




E eu já ia esquecendo de dizer o porque o título desse post está errado né? Pois é, na verdade era pra ser um trocadilho com a palavra "Murderer", mas eu vi que não fez o menor sentido e nessas horas era melhor ter ficado na ideia de que foi simplesmente um erro ortográfico. Mas eu não acho que a Copa é algo assassino, mas sim que o fato da FIFA querer comprar o direto de uso da palavra COPA DO MUNDO seja sim um assassino à nossa derradeira língua portuguesa.

Uma Revolução do Brasil → uma visão superficial dos protestos de 2013
Conspirando contra RFIds → Mais um post sobre conspirações
Carnaval → Uma opinião aleatória sobre o carnaval
Corrida dos Ratos → Uma ideia do porque a gente é pobre
Na sua opinião, quem será o campeão dessa copa?