domingo, 22 de agosto de 2010

Dicas para sair de uma Desilusão

Um blog com o título de "Desilusões" que não presta nenhuma dica de como sair de desilusões parecia inútil. E agora com esse post ele não vai se tornar útil, mas sim soar com sarcasmo. Mas, se a idéia é iludir-se, esse post vai dar dicas úteis a respeito.
(...) eu posso te mostrar até onde vai a toca do coelho, mas isso não significa que de fato há um coelho lá.

Porque existe a desilusão?

Imagino o mundo, parado em si, e com ele sua história monótona e sofrida. Dentre ele correm histórias grandes, mas de que vale tal grandeza, se mesmo ele, majestral em seu tamanho, não pode revelar tudo pelo que já passou?

Egípicos, Maias, Romanos ou Gregos... todos foram como nós, mas que estavam em uma fase do tempo. Naquela fase, acreditavam que o Sol e a Chuva eram os Deuses porque não os compreendiam. Eles eram mais iludidos que você, e consequentemente, se soubessem da verdade, sofreriam uma desilusão sem precendentes.

Mas aí que entra um ponto interessante. Eles não iriam simplesmente aceitar a nova verdade porque iram preferir continuar iludidos. O mundo da ilusão, tal como Alice no País das Maravilhas, é muito melhor.

E isso é sempre assim. Se de repente os cientístas fizessem uma nova descoberta bombástica e falassem que, por exemplo, se você der três passos ao acordar todo dia então depois de vinte anos poderá voar. Isso imediatamente te soa como um absurdo, e sem qualquer base ou estudo sobre o que foi dito você estaria pré-disposto a discordar. Ao fazer isso, a única coisa que tenta fazer, na verdade, é criar regras para permanecer iludido quanto a nova verdade.

Desse modo, a única forma para alguém não sofrer uma desilusão é continuar para sempre iludido. Ou, caso a verdade seja inevitável, você pode recorrer como a evolução do mundo já nos ensinou: Aceite a nova verdade um pouco por vez.

Falando assim, de modo meio superficial essa dica parece perder todo seu propósito, certo? Então podemos deixar isso de lado, e partir para soluções práticas mais eficazes... mas claro, mantenha sempre em mente que do início ao fim será apenas você travando uma batalha contra você mesmo, cuja linha divisória entre os adversários é o consciente querendo vencer o subconsciente e vice-versa.

O consciente tem mais força quando você está acordado, mas o subconsciente, que rege sobre suas memórias (e provavelmente sobre sua personalidade) atua enquanto está dormindo.

9 Dicas para sair de uma desilusão:

  1. Iluda-se!
    Pode parecer óbvio depois de eu focar sobre o fator "ilusão" e "desilusão". Mas isso é um fato comprovado, ao menos por mim: A única forma de escapar com sagacidade de uma desilusão é iludir-se com outra coisa que te faça bem.



  2. Engane sua mente
    Isso funciona principalmente com desilusões relativas a uma pessoa. Os mais desesperados, geralmente tendem a cortar todo o tipo de contato com a pessoa em questão. E nessa era da informática, bloquear e excluir parecem palavras de lei nessas ocasiões. E isso é uma forma de iludir-se, de fazer você pensar que a pessoa jamais terá como entrar em contato com você novamente e que isso o prontificará a esquecer tal momento.
    Novamente, a ilusão atua de forma benéfica, o ajudando a criar raizes sobre sua nova ilusão que tentará substituir a outra. Ou seja, a mágica que acontece no seu subconsciente o fará, de algum modo, querer se arrepender disso ou evitá-lo de tomar atitudes como essa.



  3. No que você acredita?
    Uma coisa interessante é notar que você sempre pode assumir a regra de ouro que é sua crença pessoal. Se acredita em Deus, então que Deus irá fazer o certo por linha tortas. Se acredita em destino, então que o destino voltará a corrigir seus erros e traçar o novo karma para si. Se acredita em coincidência, então que a sorte lhe acompanhe. Se não acredita em nada, então que o Chuck Norris vá até você e dê um jeito na tua vida.



  4. Desvie o Pensamento
    Isso é relativamente mais fácil. Se for uma desilusão amorosa ou algo assim, nada de choramingar prantos e ir para o trabalho/estudo com a cara de quem foi derrotado pelo seu pior inimigo. Nesse caso, esse é o melhor momento para você voltar suas atenções para o trabalho e ser o funcionário do mês. Se não trabalha e só estuda, então que seja ali o aluno CDF da turma, de modo a ocupar sua mente com alguma coisa que não seja o foco da desilusão. Ocupar a mente é sem dúvida a mais valiosa de minhas dicas e tende a funcionar em qualquer situação.



  5. Não junte-se a outros desiludidos
    Não! Isso não indica que não deva visitar mais esse blog, pois a dica é não ir onde tem grande aglomerados de desiludidos, e não um só, como é meu caso. Porque em comunidades que falam sobre isso geramente vão tentar te colocar para baixo, e você acabará saindo de lá pior do que quando entrou. Mas, essa ainda é uma dica superficial, porque eu sei que aquelas sociedades anônimas pra álcoolatras, drogrados e coisas assim seguem essa teoria de reunir as pessoas com problemas em comum no mesmo lugar; a única diferença é que cada um lá conta suas experiências e todos se motivam a apoiá-lo. No meio digital, todos te incentivam a se matar.



  6. Expresse teu Sentimento
    Ficar com aquilo que te faz mal guardado no peito não faz bem a ninguém. Uma idéia eficaz é transformar seus sentimentos em sátiras. Assim, nas conversas com amigos você pode (e deve) falar sobre o assunto tentando-o fazer parecer mais engraçado, pois é assim que todas as suas formas de superações são contadas, e isso ajuda teu cérebro a pensar que aquilo já foi superado.
    É como aqueles micos impagáveis, ou mesmo acidentes e até a morte de algum parente que você não tinha muito contato. Falar de qualquer coisa na hora parece sempre mais difícil e complicado, mas depois disso a tendência é transformá-los e coisas mais engraçadas. Apenas o fato de você contar ou relembrar aquilo como se fosse alguma coisa imbecializada que já passou vai ajudá-lo a esquecer mais rapidamente... e por falar em esquecer...



  7. Esqueça sua Desilusão
    Não é fácil, e nem parece ser fácil. Mas você não está completamente novo em folha enquanto não tiver esquecido completamente de sua desilusão atual. No momento em que aquilo aconteceu e está fresco em sua memória, é natural querer compartilhar a dor com alguém, e isso até é bom em certo ponto. Mas esse tipo de desabafo deve ser único e vigente apenas logo após o acontecimento, quando a dica anterior de usar o sarcasmo e ironia não for tão fácil ser feito.



  8. Fuja dos Self-Mind-Games
    Videos e Filmes podem ajudar a esquecer, mas desde que não sejam de um tema que fale ou lembre da sua desilusão. E nessas horas, mais uma vez teu subconsciente irá te sacanear o tempo todo, querendo que escute músicas tristes quando está triste e que veja desgraças em filmes quando a própria vida está uma desgraça. Parte do consciente aceita essa tarefa porque ele tem a esperança de que irá ver coisas ali que indiquem que sua situação atual não é tão grave assim e que existem piores que você. Mas no final das coisas, isso só o ajudará a manter o foco da desilusão ativo. E isso não lhe trará a menor vantagem.



  9. Não adie a solução
    Se a solução para resolver o problema parece simples e óbvia (como ir lá e falar alguma coisa para alguém), então não adie e nem pense que essa solução é difícil, porque não é. O mais difícil é deixar para amanhã, e aí, a cada novo dia que passa, o tempo vai criando uma espécie de parede entre você e a solução, e chegará uma hora que nem com machados vai ser possível quebrar e atravessar depois. Aí já sabe o que isso significa, né? Arrependimento será seu pior castigo. Por experiência própria eu também sei que essa dica não é fácil de ser seguida, mas um empurrão de amigos pode dar uma forcinha...

Enfim, é isso. Achou que isso não foi suficiente? Você pode deixar um comentário expressando alguma desilusão que já passou/passa e compartilhar um #mimimi aleatório aqui.Ou então, você pode experimentar alguns posts mais recentes, como A Corrente da Motivação que ressalta a importância de se sentir motivado para alcançar objetivos, incluindo o de estar desiludido em algo. Ou, caso você tenha um tipo de desisulão ainda mais drástico, que tal seguir algumas dicas para se tornar imortal? No mais, todo comentário é sempre bem vindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário