quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Fim de ano 2012

Ainda nem era novembro e eu já havia começado a ver alguns enfeites de natal nas lojas. Algumas árvores e guirlandas anunciando que o ano estava terminando. E isso porque ainda faltavam mais de dois meses para o natal em si. Como normalmente eu faço, eu ignorei. Até porque, eu tinha visto panetones para vender ainda na metade do ano, que sinceramente não entendia se eles estavam à venda adiantados demais, ou se os donos daquela loja estavam tão atrasados em retirar das prateleiras. Que o tempo passa rápido, isso ninguém pode discutir. Mas que o natal fica diferente a cada ano que passa, disso eu acho que ainda posso discutir.


 

Mundo Imediatista


Minha mãe outro dia me mostrou alguns cartões de natal antigos, em que nas mensagens escritas à mão, geralmente constavam algo do tipo: "Adeus 2012, Salve 2013". A passagem do tempo era tão sublime, que a personificação dos anos era dita em forma de despedida. Hoje, geralmente é dita como alívio. É como se o tempo fosse tão rápido, que ainda queremos que ele seja mais rápido e que acabe logo o suposto ano atual, muitas vezes dito como "ruim", sendo que todo final de ano é a mesma coisa.

E isso me relembra uma conversa que tive com meu chefe há um bom tempo atrás, onde ele fez a seguinte declaração: "hoje em dia, as pessoas estão muito imediatistas". A sua declaração era provinda da experiência de que muitos clientes queriam fazer projetos mirabolantes com o prazo mais curto possível. E eu até já fiz um post aqui falando dessa banalização que a palavra "urgente" ganhou. Hoje em dia tudo é para ontem. Hoje em dia, as pessoas querem que a rapidez de uma solução seja instantânea. Culpa da tecnologia? Culpa dos mimos do google? Não sei, mas concordo com essa definição de que o mundo hoje é imediatista demais.


Simbolismo


É interessante como o simbolismo em volta do natal vem mudando desde o seu surgimento. As civilizações mais antigas comemoravam nessa época o solstício de inverno (que no hemisfério norte é quando a noite é a mais longa do ano, devido a inclinação do planeta). Por esse motivo, o natal não é uma comemoração necessariamente cristã. Ela é mais antiga que isso, e se quiser uma versão geral sobre o surgimento do natal do ponto de vista histórico, vou deixar o link de um podcast excelente que explica bem o assunto: http://www.mitografias.com.br/2009/12/papo-lendario-11-feliz-dia-de-mitra/


Deixando Mitra de lado, e focando na nossa cultura em si, o simbolismo maior do natal sempre foi o nascimento de Jesus Cristo que em teoria, pode nem ter nascido nesse dia. Mas isso também está mudando, uma vez que a figura de um presépio não pode ser colocada em qualquer lugar devido ao aumento da diversificação religiosa do país. Então o símbolo genérico do Papai Noel e da Árvore de Natal ganham mais força a cada ano. E assim, temos um simbolismo mutável, que não significa que é bom e nem que é ruim, e sim simplesmente uma mudança.


Reflexões


Por fim, também temos o momento de paz e reflexão que o fim do ano trás. Não sei dizer se isso acontece porque é quando geralmente muitos estão de férias, ou porque geralmente é o momento em que é possível ficar mais ligado com a família, e etc. Talvez, seja aquela coisa arbitrária da chegada do ano novo. Pois, basta virar o calendário que a esperança de que podemos virar nossa vida e dar a ela um recomeço fica mais fácil.

Imediatismos e Simbolismos à parte, eu acho que ainda cabe aqui - e sempre caberá - desejar um período bom e agradável para as pessoas, e já que o Natal permite nos fazer isso, então porque não?

Um feliz natal à todos, e como é de se esperar, um feliz ano novo igualmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário