segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Malevolência do Amor

Segundo o Google:
Amor tem aproximadamente 137 milhões de resultados.
Ódio tem aproximadamente 25,600 milhões de resultados.
Com tanta gente falando sobre o Amor, então teoricamente ele venceu. Mas se ele venceu, então porque é mais fácil encontrar ódio e violência no mundo, do que o semblante de paz ortogado pelo suposto e inocente desejo de amar?

Quando amor é idiotice

Eu nunca fui capaz de entender as palavras sábias de Raul Seixas, ao dizer em uma de suas músicas: "Ninguém nesse mundo é feliz tendo amado uma vez". Eu escutava em todo lugar o mesmo que via nas novelas: "O amor é a plenitude de tudo". Mas aí eu olhava ao meu redor, e via que muitas pessoas são infelizes ao lado de quem "supostamente" ama, e outras que vivem na solidão também espalmam um sentimento de ódio no lugar de onde era para ser somente a pureza ínfima do amor.

Meses atrás, naquela época deprimente que rege o dia dos namorados, eu fiquei impressionado com a quantidade de gente falando mal desse dia no twitter, facebook e outras redes sociais. Alguns diziam que o amor da vida delas/deles só demonstrava o amor nesse dia. Outros participantes do sistema idiocrata em torno dessa data relatavam a chatisse que era comprar um presente para seu par. E isso sem falar dos solteiros de plantão que pareciam motivados a fazer protestos pelas ruas em torno do fim dessa data.

"Ninguém nesse mundo é feliz tendo amado uma vez", repito a frase aqui, e junto dela também aproveito para dizer que hoje consegui entendê-la. Relembrando um pouco da minha vida patética, eu consigo perceber a diferença da época em que eu era criança e não me preocupava com nada fora de minha época. Depois veio a adolescência, e todo meu desejo era aquela vontade de descobrir meus potenciais e crescimento intelectual. Ao fim da adolescência eu comecei a trabalhar e pensar na faculdade e no futuro. Até ali eu era alguém complemente feliz sem saber. E no entando, agora no início da fase adulta, foi a primeira vez que percebi a existência poética do amor, assim como a podridão de sua ausência.

7 Motivos da Malevolência do Amor

Minha reflexão aqui é entorno do amor em si, e não dele existir ou deixar de existir. E considerando-o isoladamente, então não é algo bom, e veja meus argumentos em torno disso:

  • Confuso
    Se você diz que ama uma pessoa, ela provavelmente não vai entender se a ama de modo "platônico" ou com requintes de paixão. Ou seja, como o entendimento dessa palavra é confuso, você não pode dizer para ninguém que a ama porque só irá gerar mais dúvidas e provavelmente ficará longe de uma explicação sensata sobre o que realmente quis dizer.
  • Egoísta
    O Amor consegue gerar a existência de muitos novos sentimentos, incluindo os bons como "compaixão", "pena" e "companheirismo'... Ah, mas esquece: Compaixão e pena não são bons sentimentos, e de que vale um companheirismo que só funciona enquanto o amor existir? Ele é egoísta, porque quer que tudo mais seja ruim quando não puder possuí-lo.
  • Uma Droga
    O comportamento do amor é típico das drogas, visto que ele é lindo e incrível enquanto se está sobre sua posse. Ao perdê-lo, quanto mais abrupto for a perda, mais terrível e angustiante será a crise de abstinência à seguir.
  • Pai da Ignorância
    Já que o amor é cego e isso é um fato, então como pode alguém depositar confiança naquele que te deixa cego? É como depositar confiança em um torturador que brinca com teus sentimentos. Ele o faz se tornar ignorante, arriscar a vida a outrém e ainda assim acreditar que está certo quanto a tudo. Ele lhe cega não apenas pela beleza alheia, mas lhe cega intelectualmente. Faz você ser um medíocre e o torna tão ignorante quanto ele.
  • Injusto
    O amor é belo e louvável quando atinge duas pessoas, mas é um demônio mascarado quando atinge apenas um, ou então quando atinge mais de dois. Não há culpas entre esse ou aquele, porque esse sentimento não faz planejamentos para escolher ninguém. E infelizmente, às vezes escolhe errado, e aí que começa a torrente dos problemas. Por isso ele é injusto, já que faz o que quer sem planejamento algum.
  • Ciumento
    Eu já disse que o amor era egoísta porque não suportava compartilhar outros sentimentos diferentes dele. Mas o pior, sem dúvidas, é o ciumes que é capaz de causar. Duas pessoas que se amam e compartilham o cíumes porque esse não confia naquele, e aquele de fato não se contenta com esse. E ainda existe a turma que diz que "um pouco de ciúmes é bom". Que seja, mas se há ciúmes então há um desejo de posse, e isso já contraria aquela balela de que o amor é pleno, solidário e blá-blá-blá.
  • Ele faz o bem.
    Quando você ajuda uma pessoa necessitada, envia mantimentos a quem precisa ou qualquer coisa assim, você está sendo solidário, e não que esteja cheio de amor em si. Essa confusão típica do que é de fato o amor parece nunca se encaixar em contexto algum. E aí alguém vai dizer "Ah, mas a solidariedade só existe por causa do amor". Novamente errado! Quando existe o amor por trás da solidariedade, o nome disso é pena, e ter pena de alguém é mais despresível em você do que naquele por quem está com pena. Resumindo: Solidariedade é querer ajudar o próximo, fazer o bem sem olhar a quem. Agora Solidariedade + Amor = Sentir Pena e se motivar a ajudar só por causa disso.

Outro lado da Moeda

E isso porque eu ainda não citei o fato das guerras que acontecem do outro lado do mundo ou no noticiário fixo que passa em telejornais sensacionalistas. No caso daquelas "gerras santas", os povos se matam por um suposto amor à Deus. Por outro lado, é fácil para qualquer um dizer que "falta amor no coração deles", mas e se for o amor o culpado de tal cegueira entre eles, como pode-se dizer que falta amor em quem alega tê-lo em abundância?

Não vou extender muito sobre o que é ou não o amor, simplesmente porque ele não existe. É apenas um nome genérico dado a um sentimento qualquer na hora que se está fazendo algo que lhe faz bem. Essa definição abstrata é o verdadeiro motivo por eu discordar de tudo que falam sobre o amor, embora alegue que possa haver algo de bom nele, do mesmo modo que pode haver algo bom em tudo.

Nem que seja para virar hippie, falar devagar e fazer um sinal de "v" nos dedos. Alegar ao mundo "Paz e Amor" como desejo universal, mas sem conseguir dar uma explicação sensata do que realmente é o Amor me faz essa frase perder todo o sentido.

Para que toda essa desilusão em torno dessa palavra tão pequena possa ser concluído, será que alguém me explica, por favor, o que raios é o amor? Ah, e claro... se te faltar material para isso, pegue algumas idéias no meu post sobre a "Benevolência do Amor" e fique ainda mais confuso. Afinal, esse também é outro mal do amor: Contradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário