segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Conspirando com a Wikileaks

Opinão sobre o dia do Fim

Imagine que tudo está bem, e você faz diversos planos para seu futuro próspero e eminente. Aproveita que o ano está terminando para fazer as promessas mentirosas de tudo o que fará no ano novo. Vai para o centro da cidade enfrentar filas e o calor absurdo do primaverão para comprar presentes a todos os entes queridos. Tudo muito belo e próspero, e de repente, sem o menor aviso prévio, tudo se transforma em caos. Pode ser um caos previsível, como esse do Rio de Janeiro (oras, todos sabiam que algum dia a "bomba" explodiria assim, ou não?). Mas, pode também ser um caos imprevisível, aquele que é recoberto de segredos de estado e que alimentam os melhores textos sobre conspiração.

WikiLeaks

Por exemplo, você já ouviu falar da WikiLeaks? Eu, com toda minha ignorância, ouvi pela primeira vez esse nome hoje e, para duplicar minha ignorância, associei o nome a alguma nova wikipedia ou desciclopedia ambulante. Segundo o texto na matéria do estadão:


"O WikiLeaks é um site que se dedica a revelar documentos militares secretos dos EUA e de outros países. Neste ano, o site divulgou cerca de 400 mil documentos secretos sobre a guerra do Iraque. Antes disso, o WikiLeaks já havia divulgado 90 mil relatórios confidenciais sobre abusos cometidos no Afeganistão."


Mas de repente vi várias matérias sobre ela em outros lugares, com manchetes no mínimo perturbadoras inusitadas. Por exemplo, ela releva que o Brasil esconde grupos terroristas a la Hezbollah e que foi a Arábia Saudita quem pediu ataque dos EUA contra o Irã.

Como é fácil notar, a WikiLeak é a verdadeira fonte de alimento para os conspiradores de plantão. Mas o ponto onde eu quero chegar é que, de um modo ou outro, as declarações feitas por ela ganham um destaque muito grande e são tidos como verdades com pouco (ou nenhum) questionamento a respeito.

Fonte de Informações

Com base nisso, é fácil imaginar como uma informação poderia ser capaz de gerar o caos total. Tudo começaria com uma notícia, e seja ela falsa ou verdadeira, desencadearia a reação em cadeia que levaria o assunto a diante. Muitas pessoas que não tem um hábito natural do questionamento, apenas passariam a informação adiante. É como aquela "notícia" que foi espalhada por Marcelo del Debbio dizendo: "Cientistas vêem imagem de Jesus no LHC".

Também tem muita gente que simplesmente deixa todas suas opniões serem formadas com alguma coisa que viram aqui ou acolá. Antigamente, a verdade absoluta estava na televisão, de modo que não era raro escutar dialogos bizarros como esse:

_Cara, você sabia que é possível uma pessoa ficar sem respirar se ela colocar sal dentro do nariz?
_Você está zuando! Até parece...
_É verdade, passou na Tv.
_Ahh! Puxa, que interessante eu não sabia mesmo.

Ou seja, qualquer coisa que tivesse passado na tv era mérito de reconhecimento supremo da verdade. Pior do que isso, sem dúvidas, é ver pessoas que apoiam algum "fato" com o seguinte argumento "Ah, eu vi isso na internet!", como se a internet fosse algum mérito para formar a opnião de alguém.

Conclusão

Então, nessa nova era da tecnologia, o acesso a informação é a única coisa que certamente ultrapassou a velocidade da luz, visto que são textos aos milhares sendo postados na internet em questões de milisegundos. Diante de tudo isso, até mesmo suas crenças pessoais tem risco de serem mudadas e, pouco a pouco é possível mudar até mesmo a essência de uma pessoa. Alguém sem opnião, ou incapaz de fundamentar sua opnião está fadada a sofrer de manipulações o tempo todo, uma vez que seu mundo é visto através dos olhos dos outros.

Acredito que o dia do fim do mundo começará como qualquer outro. Você acorda, faz seus afazeres normais e depois se dá conta que tudo está diferente. Ou, com o significativo atraso da informação, você só percebe que acabou horas depois de ter realmente acabado. Afinal de contas, sempre é necessário haver a normalidade para que algo se torne anormal.


Se você achou esse texto incoerente demais, dê uma olhada na sessão de animações, em que lá estão algumas coisas toscas em flash, que, de tão toscas, tendem a expirar o ar da graça =) Ou, aproveite a situação, e deixe uma piada nos comentários ou simplesmente alguma opnião sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário