quarta-feira, 14 de março de 2012

Niver


Não importa se você deseja evitar, adiar, antecipar ou ignorar. Todo ano você fará aniversário, e diante da arbitragem mundana de nosso mundo, existem apenas duas formas de se passar esse dia. Ou você é otimista e comemora dizendo que é mais um ano de uma vida maravilhosa. Ou você é pessimista e chora em um canto da parede dizendo que seu fim se aproxima. Mas, indiferente disso, fazer aniversário é inevitável. Para o bem, ou para o mal.

Parabéns pra você

Existe um dia arbitrário do ano em que ficamos mais velhos. Muitos aproveitam esse dia para fazer festas, comemorações grandiosas ou simplesmente pedir presentes. Outros desejam que a data passe desapercebida, de modo que o alvo de ovos podres e farinha seja qualquer outra pessoa aleatória. Também há quem acredita que ficar mais velho é uma maldição, e sendo coerente fantasioso, há quem esquece desse dia e nem se lembra da própria idade.

De qualquer modo, fazer aniversário é isso. É um dia aleatório do ano, onde você tem o direito de deixar tudo girando ao redor do seu umbigo e ninguém pode te criticar por isso, afinal de contas, é seu dia. É seu dia de saber que existem pessoas que se lembram e se importam contigo, e como um amigo meu disse: "é seu feriado".

Adentro à isso, confesso que falar sobre aniversário é um tema que não teria motivos para postar nesse blog. Afinal de contas, quantas desilusões podem se formar sobre isso? Além dos ovos pobres e farinha. Além da gozação em seu local onde estuda/trabalha. Além de algum parente chato que insiste que tem que dar puxões de orelha. Enfim, que mais desilusões se pregam em nosso aniversário?

Nessa data querida

Essa data é apenas um dia que decidimos que ficamos mais velhos. Na passagem natural do tempo, você envelhece todos os dias, um pouquinho por dia, e não faz a menor diferença se ontem era seu aniversário e hoje não é mais. Ou seja, a data de aniversário realmente apenas importa para nós, e não para o corpo.

Já que importa para nós, então é uma data querida para nós. E aqui volto a divagar sobre o egoísmo, dizendo que nesse dia queremos (ou nos sentimos obrigados) a ter o ego aumentado de alguma forma. Se ninguém se lembra de lhe dar os parabéns, então seu ego sente falta, a não ser que já seja acostumado a deixar essa data passar em branco.

Além disso, o velho conceito dos signos do zodíaco também está aí provando dessa arbitrariedade toda. Já imaginou que nascer no dia 21 ou 22 muda seu horóscopo e toda caixinha de personalidade que dizem vir de lá? Não importa que você nasceu a meia-noite, e que há um segundo atrás seu signo era outro. Durante a vida essa pessoa vai crescer acreditando que existe uma forma definitiva de enquadrar ela em conceitos e criacionismos humanos, quando na verdade, o peso e a importância disso deveriam ser menores.

Muitas Felicidades

Mas tudo o que importa não é o dia do aniversário, e sim o fato de que muitas felicidades irão acompanhar. Como ouvi num show de stand-up uma vez: "Como pode as pessoas saírem dizendo 'muitas felicidades nessa data querida'? Então que apenas naquele dia tenha felicidades, e no resto do ano, dane-se?".

Muitos Anos de Vida

Mas eu decidi que essa é uma data boa para efeitos gerais, e por isso não vou falar mal dela. Eu havia feito um leve teste tirando a data de meus aniversários das redes sociais para ver se alguém se lembraria disso no fim. E no fim, ninguém se lembrou. Ok, uma pessoa lembrou porque ela fazia um dia antes que o meu, e outra se lembrou porque eu comentei com ela no início da semana. Mas fora isso, ninguém. Está certo que também não tenho tantos conhecidos assim, e esta certo que ninguém tem a obrigação de lembrar de uma data que é importante para o outro.


Eu tenho noção que um post desse é ainda pior e mais sem graça do que qualquer outro. Mas pelo menos ele nem é tão longo assim. Na verdade, quase ninguém costuma ler nada aqui. E pensando bem, se não gostou - o que é óbvio - que tal deixar um xingamento aleatório nos comentários expressando essa raiva?
TextoFinalizaçãoPost

Nenhum comentário:

Postar um comentário