quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Refletindo: O Segredo

Calma, isso não é um Review do livro ou algo do tipo, mas é que é inevitável não falar dele antes de abordar alguns temas sobre misticismo e ciência. Então, primeiro vou deixar minha opnião sobre esse livro, e depois disso, alguns posts no futuro eu volto para falar sobre o que eu realmente queria.



O Segredo

Quero tentar mostrar uma linha de raciocínio que poderia levar em conta aquela velha história sobre as famosas coincidências inexplicáveis que atingem nossa vida. Coisas que ninguém poderia explicar de modo lógico, se não dizer que foi uma incrível coincidência. O mais próximo (mas completamente superficial) que chegou a explicar isso foi aquela modinha da "Lei da Atração", dizendo que se você quer ser um milionário então basta pensar que é milionário e no outro dia terá ganho na mega-sena mesmo sem jogar.
Confesso que quando li o livro sobre "O Segredo" pela primeira vez me deixei acreditar naquilo por um instante, e daquelas dicas me fiz valer para testar. Lá tinha inclusive uma parte reservada aos céticos, que dizia assim: "faça o teste e deseje profundamente algo simples, mas verdadeiramente, como uma xícara de café". Fazer o teste é palavra de lei para quem pode duvidar de algo. E só pra deixar claro, eu fui obrigado a preparar café nesse dia porque fiquei com vontade depois de ficar pensando tanto nela. Pedi uma xícara de café para o universo, e descobri que minha cafeteira mudou de nome sem eu me dar conta disso. [/off ironia]

Na medida que você vai lendo O Segredo, ou "The Secret", como desejar, vários questionamentos interessantes vão chegando até você. E a premissa de tudo é tão simples que parece animadora para se entender; seus pensamentos transcorrem como ondas de rádio que seguem numa certa frequência e assim captam tudo o que está na mesma frequência que a sua. O modo maravilhoso de tudo isso é que as coisas parecem fazer sentido se você olhar ao seu redor. Então, quando você pensa em uma pessoa e dias depois ela liga pra você, supostamente foi devido a essa frequência de radio Nextel que você já tem naturalmente. E se você tentar olhar para seu grupo de amigos, não é interessante como eles parecem ter tantos pensamentos em comum contigo?

A explicação para tanta coincidência foi simples: "Teus pensamentos fizeram isso". E aí, para encerrar de vez o assunto, vem junto do livro um milhão de citações de gente conhecida, como Einstein e Galileu. Com tudo isso, o sucesso foi gigantesco e certamente se tornou um best-seller. E aí, com tanta gente lendo, também vieram milhares de pessoas criticando e amaldiçoando.

Agora eu fico imaginando o que há de verdade e o que há de mentira por trás disso; ou melhor, o que há para se dizer a respeito de algo que não se pode provar? Ainda não sei de nenhum experimento capaz de medir um pensamento, (no máximo determinar se ele é positivo ou negativo), embora já seja possível enviar comandos básicos e até ter tecnologia capaz de captar imagens de sua cabeça "psicografadas" por um computador. No começo toda essa tecnologia ainda engatinha, mas tudo leva a crer que no futuro será fácil transformar pensamentos em filmes com a mesma naturalidade que se assiste vídeos no youtube.

Mas então, voltando ao assunto, o que há de certo sobre "O Segredo"?

Penso, logo fico pensando...

Na minha opnião, pelo tanto de livros que O Segredo vendeu, já era para uma revolução mundial ter acontecido. Milhões de pessoas que passaram a por em prática a sua atuação com "As leis do universo" seriam capazes de mudar o mundo só com seus pensamentos positivos. O desejo inato de ganância e egoísmo teria feito uma nação de ditadores gigantesca. Enfim, mesmo com as supostas ferramentas para mover o mundo, ele não se moveu.

Tudo bem que seria utopia demais acreditar que todas as pessoas que tinham desejo de ficarem ricas conseguiram multiplicar os tesouros da receita nacional; ou ainda, todos aqueles querendo perder peso hoje são magros e esbeltos. E os milhares de atores, atrizes e jogadores de futebol estrelando na mídia, será que tudo isso é tão simples de acontecer quanto pensar?

Certamente existe um truque para ser feito, e não fazer esse truque significa que A lei da atração está certa e o errado é você. O tal "truque" também é simples: "Acreditar". E desde que o mundo existe esse papinho de "acreditar" e "ter fé" tentam mover montanhas. Em fato, acreditar em algo leva mais motivação para que algo aconteça, mas não que isso seja a chave do sucesso.

Novamente vamos acabar andando em círculos, pois se por um lado basta dizer que é preciso acreditar cegamente em algo, por outro eu sempre poderei justificar que tal crença não foi o suficiente, mas já que há como medir a suficiência dessas coisas abstratas.

Por isso O Segredo falha em seu conceito. Eu confesso que tentei usufruir e por em prática sobre essa coisa de "acreditar em algo" e ter algo. Funcionou algumas vezes e, em alguns casos até fiquei impressionado (como rever uma pessoa, encontrar vaga em estacionamento em dias lotados, e até achar alguma coisa para comprar aqui ou ali). Mas será que tudo não pode ter sido apenas coincidência?

Já que parece ser tão facil ter o que se quer, então porque é impossível se ter tudo o que quer? Determinação, medo, contatos e localização podem ser algumas variáveis importantes, embora com o controle delas eu realmente consiga tudo o que quero independente de acreditar na lei do universo ou não.

Alias, só para finalizar... achei legal o livro usar o termo "Universo" só pra dizer que está sendo mais metódico. Mas é obvio que você pode substituir "Universo" por qualquer coisa que acreditar, como "Deus" ou "Destino", por exemplo; mas nem precisavam muito disso, já que usaram nomes de físicos e cientistas só para ganhar mais credibilidade. É só dizer o nome de Einstein no meio de algum texto para que se ganhe uma relevância incrível.

Enfim, já falei bem e mal do livro. Mas minha opnião não é confusa e tão pouco estou em cima do muro quanto a isso; só acho que tentar criar ideologias em cima de crenças não é capaz de mudar crenças, e apenas confundi-las. E se o propósito foi confundir, então esse livro cumpriu seu papel com maestria.

E só para não dizer que esse post foi completamente em vão, dê uma olhadinha nesse link sobre uma matéria que saiu na revista SuperInteressante falando da parte científica por trás de tudo isso que eu disse.

Dessa vez não consegui tirar uma conclusão, e quem dera pudesse. Tentar concluir algo que não se pode provar é leviano e medíocre demais, por isso, o melhor a ser feito é continuar sendo um feliz iludido com as próprias crenças. Aliás, se alguém leu isso aqui, que tal deixar um comentário dizendo sua opnião sobre o assunto?

E aí, "The Secret" mudou sua vida?

5 comentários:

  1. Sinceramente. Eu acredito na lei da atração. Antes mesmo de ler o livro, sem saber, eu já "praticava" muitas das coisas que estão no livro. Aliás, eu só comprei o livro, depois de ler as primeiras páginas e me surpreender com coisas que eu já tinha feito e tinham funcionado só com o meu pensamento.

    Só que como o próprio livro diz, não basta apenas "acreditar", você tem que realmente "sentir" que já conseguiu aquilo que você deseja. Porém, às vezes, nem tudo que a gente deseja é realmente possível.

    Por quê quando estamos pensando em alguém, essa pessoa aparece do nada enquanto andamos na rua dias depois?
    Certamente é porque aquela pessoa também estava pensando em nós.
    Essa experiência eu já fiz inconscientemente várias vezes.
    Outra muito boa é a do telefone. Essa semana mesmo inconscientemente (outra vez), pensei em ligar pra uma pessoa que eu não conversava há muito tempo, mas eu não estava com muita vontade de ligar, daí se passaram duas semanas e, toda vez que eu pensava em ligar, eu dizia pra mim "Ah, outro dia eu ligo". No final da segunda semana, a pessoa me ligou e me disse que também pensava em ligar, mas toda vez deixava para o dia seguinte e nada.

    Outra experiência que eu tive recentemente foi com um Box Set importado com 3 CDs e DVD que eu queria comprar, mas estava muito caro com um vendedor no Mercado Livre, sem falar que pelas qualificações (que não eram nem muito boas nem muito ruins) e pelo modo como ele respondia às perguntas não me pareceram ser de uma pessoa muito confiável. E novamente inconscientemente, eu pensei "Puxa vida! Se este Box fosse vendido por outro vendedor com qualificações melhores e por um preço mais baixo eu compraria."
    O interessante, é que eu comecei a pesquisar pelos vendedores com melhores qualificações, mas que no momento não estavam vendendo o Box, até que encontrei um que tinha só qualificações positivas. Imediatamente eu pensei "Bem que esse vendedor poderia vender aquele Box."
    Um mês depois, adivinha! O tal vendedor pôs à venda o Box por um preço muito mais baixo. Foi incrível!

    Já para coisas mais grandes, como ficar rico, por exemplo, eu acredito que é questão de tempo. Ninguém fica rico de uma hora para outra a não ser que ganhe na loteria ou receba uma herança sei lá de onde. Eu acredito se a pessoa pensar nisso e se "mover" para que isso aconteça, pode até durar vários anos, mas um dia o objetivo será cumprido.

    Já para a sua pergunta final...
    O Segredo/The Secret não mudou a minha vida. Meus pensamentos a mudaram.

    Por certo, gostei muito do Blog. Já estou há um bom tempo lendo seus textos.

    ResponderExcluir
  2. P.S.: Só depois me dei conta de que estava comentando com o perfil errado (a que está ali acima), perdão! E obrigada pela visita ao meu Blog.

    ResponderExcluir
  3. Kelly! Primeiramente muito obrigado pelo comentário =)

    Acho que essa coisa da ligação de pensamentos é ainda mais complexa do que eu poderia imaginar. Por incrível que pareça, esses dias eu comecei a pensar novamente sobre isso, porque estava estudando alguma coisa sobre PNL e comecei a fazer algumas ligações com as idéias do livro The Secret.

    Ou seja, eu acabei relembrando e pensando bastante nessa questão toda, e não tem uma semana que eu andei olhando para esse post aqui novamente (que é meio antigo rs)... Fiquei pensando sobre as mudanças minhas no dia de hoje e no quanto o fato de eu ter mudado minha forma de pensar acabou mudando tanta coisa que "se aproximou" de mim.

    E então, como que se vc estivesse lendo minhas idéias, aqui estou eu, quase incrédulo por dois motivos: ao ver um comentário (quase ninguém comenta rs) e esse comentário ter sido no único post que mais pensei esses últimos dias...

    Bom, e como eu já tinha dito, muito obrigado por comentar! E Parabéns por ter conseguido utilizar essa energia fantástica à seu favor em muitos momentos. Sucesso sempre =)

    ResponderExcluir
  4. Viu?! Isso funciona! O legal de tudo é que a gente só percebe que usou "o segredo" depois de já ter acontecido aquilo que a gente queria.
    Mas, obviamente muitas coisas fizeram com que eu comentasse justamente nesse post. Por exemplo: eu não saberia da existência deste blog (e tampouco leria o post) se você não começasse a seguir o meu. Ou seja, de alguma forma com o seu pensamento (não sei por qual razão você achou o meu blog) você atraiu alguém que já tivesse lido o livro e que tenha tido alguma experiência, então o "Universo" agiu a seu favor.
    É, na verdade, muito interessante.

    Sucesso igualmente pra você! :)

    ResponderExcluir