quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cacareco Político

Depois do meu Desabafo Político no outro post, segue mais um desabafo texto sobre política. Dessa vez com mais fatos e menos suposições.

Votar nulo é desperdício de voto?

Outro dia, conversando com meu pai sobre política, eu estava tentando tirar uma conclusão sobre o poder dos votos nulos. Pois eu me lembro da corrente em e-mails pregando que o voto nulo era a melhor opção para substituir os políticos, e ao mesmo tempo, vários sites sérios dizendo que o voto nulo não mudaria em nada, a não ser que desperdiçaria um importante direito seu.

Como toda desilusão que se preze, ela começa com uma dúvida. Pois ao olhar para o quadro dos candiatos disponíveis para votar, eu me sentia sem opções, obrigado a escolher alguma coisa pelos quesitos mais deploráveis: quem é menos corrupto? quem tem menor chance de estragar tudo?

Então, foi através de uma conversa sobre política que meu pai me contou sobre o caso de Cacareco, dizendo que certa vez aconteceu das pessoas elegerem um candidato, no mínimo inusitado.

Fiquei curioso sobre esse assunto, e saí pesquisando mais a respeito do mesmo. E veja só o que mais descobri sobre essa prova final sobre o poder (ou não) do voto.


Vote no Cacareco

Já faz uns cinqueta anos, e pelos detalhes memoráveis que obtive de meus pais, pareceu que foi algo bem recente. O fato é que surgiu um candidato na eleição chamado Cacareco, e as pessoas emendavam bordões nas ruas de "Vote no Cacareco" o tempo todo. Ricos, pobres, os mais novos e os mais velhos... todos depositaram a confiança nesse candidato. Isso seria apenas mais uma prova de minha teoria sobre manobra de massa se não fosse um detalhe: Cacareco não existia.

Motivados por uma corrente inexplicável, as pessoas saíram votando em um tal de Cacareco, que nada mais era do que um Rinoceronte em um zoológico do estado. O animal ganhou a eleição, e embora muitos soubessem que se tratava de uma forma de "anular" o voto e protestar, aposto como teve muita gente indo na onda da maioria e votando por votar.

Você pode ler mais sobre o assunto nessa matéria que saiu no jornal "O Cruzeiro" em 1959 clicando aqui.

Agora, já interado ao assunto, dê uma lida nessa matéria da Veja e, desconsiderando a parte mais "sensacionalista" da matéria, atente a única verdade atual: Não despedície seu voto.


Desperdiçando um Voto

Ok, cada partido tem uma ideia de como vai governar o país, e cabe as pessoas votarem em um deles ponderando a cartilha das propostas e fazendo uma avalição sábia e correta sobre tudo. Tirando essa parte utópica, você também tem a opção de votar em branco ou anular seu voto.

Votar em branco é novamente fazer parte da boiada e ir nas costas da maioria, já que será um voto indiferente e que, certamente só beneficiará quem já está ganhando. Por isso o dito é completamente válido: "Se você votar em branco vai dar o voto ao candidato que está ganhando". Pensando dessa forma, se o governo for bom você poderá dizer que foi graças a seu voto, e se for ruim você poderá reclamar também, porque afinal, jogou seu voto ali na confiança da maioria.

As pessoas que entendem bem sobre política não falam muito sobre essa possibilidade de voto porque ela é, em termos práticos, um desperdício de direito. E sobre o voto nulo então... não há cacareco algum que dê jeito...

Votar no perdedor ou no ganhador?

Às vezes você tem a idéia de votar num candidato que visivelmente vai perder. Você obviamente quer que seu candidato vença, e naturalmente vai sentir um motivo para criticar o governo atual com uma justificativa tola: "Se não tivessem eleito fulano, tudo estaria diferente".

Mas é lógico que estaria diferente; se fosse pra ficar igual não haveria motivo algum para se criar uma votação. E mesmo assim é ineficaz comparar com coisas que não podem ser comprovadas; o candidato pelo qual você votou poderia estar sendo tão pior quanto o atual.

Debates políticos são uma porcaria por causa disso; embora muitos assistam querendo ver o momento em que eles vão se degladiar até a morte, todo o teatro de críticas ao passado e ao suposto futuro continua vívido. E nessa encenação trágica, nenhuma informação muito útil que apresente suas qualidades e defeitos é mostrada. Tudo é apenas um jogo de máscara sobre máscara.

Voto secreto ou Voto tabu?

Graças a essa ganância doentia pelo poder o voto precisa ser secreto. Se o voto não fosse secreto haveria intimidação e medo rondando você o tempo inteiro para que votasse nesse ou naquele candidato. O correto, caso não existisse essa violência mórbida, seria que as pessoas entendessem que o direito de voto é um direito de expôr sua opnião perante uma ideologia de governo.

Como estamos falando de democracia, esse direito vale para todos e, por isso seu canditado pode perder ou ganhar. Mas se ele perde, é estupidez vestir bandeiras de oposição só para criticar tudo o que o eleito fará. Afinal de contas, ele agora é o escolhido (pokemón?) para representá-lo e protegê-lo.

Claro que existem limites. Não é porque a maioria elegeu um cacareco (da-lhe macaco Tião), que sua posse ao cargo precisa ser assistida de cabeça baixa com o ar de perdedor. A primeira etapa é a tolerância, e naturalmente, se for o caso, a maioria automaticamente se mobiliza para a agressão. Até porque, infelizmente a sociedade é assim, movida a vácuo.

Mas não adianta inventar xingamentos baratos e nem transformar tudo em piada e levá-la (ou ouví-la) num stand-up. Uma parte coerente precisa se manter firme, a ponto de entender onde está um limite seu e de outrém.

Para finalizar:

Uma vez, ainda bem na época do governo Lula, eu escutei de um professor o seguinte:

_Eu não votei não Lula mas ele ganhou. Não é por isso que deixei de ser brasileiro, e por isso vou apoiá-lo a partir de agora. Afinal de contas, ele é o meu (O.õ') presidente. E justamente por eu não ter votado, então agora é que tenho um motivo maior para olhá-lo com mais cuidado e ficar atento a tudo o que fará pelo país.

Nada mais a declarar. Escolha seus pokémons candidatos mas não se feche demais à eles. Eles podem des-evoluir.

4 comentários:

  1. Isso é um texto, que todo jovem devia ler.

    E eh triste, num ver nenhum comentário. Parabens pelo post :D

    E... jah vou assinar feed daqui. \o

    ResponderExcluir
  2. Pois é, às vezes me pergunto se ainda haverá algum dia em que "política" vai ser matéria melhor discutida nas escolas e se as nossas exigências para os políticos vão se tornar muito mais elevadas.

    Muito Obrigado pelo comentário!
    \o/

    ResponderExcluir
  3. Pow! gostei do Blog! Muito bom, e esse texto em específico vem em hora certa!

    ResponderExcluir
  4. Opa! Valeu pelo comentário! \o/

    E pensar que ainda tiveram muitas urnas que foram fraudadas... O que fazem com a política só me revolta cada vez mais. E o pior de tudo é ver uma espécie de "cobertura" da mídia para que o escândalo seja abafado.

    A única torcida que nos resta é que a democracia ainda seja uma voz ouvida por aqueles que tem acesso a programação das urnas.

    ResponderExcluir