terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Crescimento Populacional

Final de ano, e tudo parece se resumir a enfeites de natal e viagens constantes ao centro da cidade para comprar os presentes que técnicamente não deveriam ser comprados na última hora.

Isso tudo para serve para você perceber quanta gente existe e como realmente parecemos com um formigueiro. Mas porquê raios existe tanta gente, e o principal: Se a cada ano o número de pessoas cada vez aumenta mais, quando será o limite dessa atividade natalina? (ficou fraco o trocadilho com natalidade, eu sei)

Crescimento Exponencial

Existe algum tipo de cálculo matemático que prevê que o mundo terá cerca de 9 bilhões de pessoas em 2050. Eu discordava disso prontamente, pois a curva de crescimento populacional de hoje é muito maior e certamente é muito mais rápida do que isso. Assim como todas as criaturas na natureza respeitam a equação de Fibonnacci na reprodução, isso não poderia deixar de ser diferente na evolução humana.

Para resumir, considere que dois casais geram dois filhos que irão gerar mais dois filhos cada e assim sucessivamente. Chegará um momento em que as contas vão ficando cada vez mais feias. Pergunte para qualquer pessoa mais velha se o número de pessoas nas ruas aumentou e ela relembrará dos belos momentos em que andar nas estradas de terra era tão calmo e silencioso. Hoje em dia já não há apartamentos para tanta gente, e quem dera a quantidade de terrenos e espaço para construir novos edifícios seja infinito.

Lá pela década de 90 existiam cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo. No começo do milênio eram 3 bilhões e agora já estamos a quase 7. Aplicando a lei de Fibonnacci, em 2050 haverá cerca de 42 bilhões de pessoas. O número é tão assustador que eu não consigo imaginar recursos naturais para tanta gente assim. Mas, claro que eu acordei levente para a realidade, e foi aí que entendi como era mais um desiludido no assunto.

A Lei do Crescimento

Eu só me dei conta que os meus cálculos de crescimento exponencial estavam errados quando eu lembrei que um planeta com mais de 450 bilhões de anos já devia estar dominado por coelhos e ratos gigantes. E mesmo considerando que o número de predadores para cada espécie está em uma certo equilíbrio e que certos fenômemos naturais mudam essas equações com facilidade, mesmo assim eu não estava entendendo qual lógica a natalidade e mortalidade seguiam.

De repente, achei um site que trouxe uma explicação bem simples para tudo isso.

Pesquisando mais a respeito, entendi que primeiro as coisas vão devagar até que fique bem conhecido o ambiente e seja ditado um ritmo consistente do crescimento. Quando tudo parece estar perfeito, então a população começa a crescer de modo alucinado, visando usar o maior número de recursos possíveis para garantir o melhor padrão de vida. Pelo fato de que geralmente as raças (animais e humanos) não terem o hábito de pensar no futuro, chegará um momento em que os recursos naturais começarão a ficar cada vez mais escassos. Aqueles que tiverem mais recursos nesse tempo irão garantir que sua linhagem vá mais longe, e pouco a pouco os mais fracos são eliminados.

Graças a isso vai acontecendo a evolução, onde geralmente quem melhor se adapta as condições impostas pelo mundo (e pela própria raça) é quem melhor garante a sobrevivência. Existe uma discussão a respeito disso, dizendo que esse é um dos motivos para o mundo não ser dominado por bacterias e certos insetos, cujos nascimentos (no caso das bacterias) podem chegar a milhões por vez. Imagine um milhão gerando gerando mais um milhão que cada um vai gerar mais um milhão a cada cria? Em cinco anos e você descobriria que as nuvens nos céus são vivas e que a chuva não é nada além de... bom, deixa pra lá.

Enfim, o crescimento exponêncial não acontece porque a vida é mais cruel do que se imagina. Mas vamos convir que até o século passado estamos sobre um fator chamado "eminência de guerra", que colocava as taxas populações sem aumento certo. Nada impede que novas guerras não surjam repentinamente, ou que novos fenômenos avassaladores não cubram o planeta com cada vez mais frequência nos anos seguintes (que venha 2012!).

Conspirações Básicas

Se falar sobre coisas abrangentes e não falar de conspirações é quase como sinônimo de ser superficial, mesmo que alguns acreditem que ser superfical é justamente falar de conspirações. Indagações a parte, o fato é que sempre há alguém pensando em nós (oh, que bonito!). Infelizmente não de um modo tão romântico assim, mas sempre que políticos, empresas ou poderosos de influência olham para estatísticas, eles olham para você ali. "Se cada brasileiro me pagar 1 real, terei 200 milhões de reais e poderei investir em tal coisa".

Não é difícil imaginar que em uma crise de fome mundial, por exemplo, alguém estará tentando garantir rumos melhores para seu próprio lado e colocando você na posição que melhor convir a eles. Graças a isso conspirações existem, e graças a isso o crescimento populacional também está dentro de alguma dessas conspirações. Vou deixar para falar mais sobre isso em algum outro post, mas uma legal seria sobre a Skynet Haarp (High Frequency Active Auroral Research Program) que em resumo surgiu de um cientista que disse para algum homem poderoso: "E se eu lhe dissesse que pode haver um método de controlar o mundo?" No caso da Haarp é o clima mundial, e como toda conspiração bem consistente, existem aqueles defendendo que os caras são tão fantásticos que conseguem manipular sua mente sem você se dar conta. E tudo isso com vários critérios científicos envolvendo magnetismo e ondas de alta frequência que deixam qualquer leigo (como eu) ainda mais iludido.

Conclusão

Nós não somos coelhos. Ou seja, a equação mágica de Valenzetti Fibonnacci não pode ser facilmente aplicada a raça humana porque somos imprevisíveis. Ninguém sabe quando haverá algum vírus que tornará todos zumbis, ou quando um megatsunami vai acontecer.

Devido a essas incognitas, tudo o que resta é esquecer estatísticas de como e quanto a população será daqui a 10 ou 100 anos e fazer como todos os outros animais de nosso planeta: viva apenas pelo presente, ou no máximo, para o futuro tangível de experimentação.


Caso queira ler um post interessante à respeito do crescimento populacional, veja a teoria da Curva em J, que também explana bem esse assunto sobre a lei do crescimento nas espécies além de fechar com um questionamento interessante:

"Por que o limite de capacidade não se aplica à humanidade? Alguém pode dar uma explicação para isso, ao invés de uma crença dogmática no avanço tecnológico? É como crer que só porque o barco não afundou ainda, podemos continuar enchendo-o de buracos..."

Se você achou esse post coerente ou incoerente demais, expresse-se deixando seu comentário. Ou então, procure alguma coisa com mais evidências, como por exemplo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário