quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Filme: Sempre ao seu Lado


Tudo bem. É lógico que falar desse filme é apenas um pretexto para que eu pudesse postar alguns vídeos e procurar por outros do mesmo tema. Se você não assistiu, saiba que tem ele inteiro no yutube.







E também um segundo pretexto. É que eu iria fazer um daqueles posts que sempre existem em qualquer blog de #mimimi pessoal, que é qualquer coisa falando sobre a amizade. Por isso, em minha trilogia começando pelo Interesse Escalável, o segundo post seria sobre a Amizade Escalável. Mas enquanto eu estava cá com minhas divagações inúteis sobre o tema, eis que alguns vídeos me vieram a cabeça. Daí pensei em pegar um para ilustrar, mas tinha um outro que parecia mais interessante. Finalmente eu percebi que os principais vídeos que me vinham a cabeça faziam parte daqueles típicos emails corrente que vem nos Power Points que tanto detesto.


E aqui estamos nós. Resolvi juntar toda a desilusão da vez para falar sobre a amizade sem falar dela. Apenas vou colocar os vídeos que deveriam ter ficado no outro post mas que achei melhor separar aqui.


Christian, O Leão

Eu também acho que Christian não é um nome para se dar a um leão. Mas isso pouco importa, pois o que vale no vídeo é apenas condiderar as imagens com os fatos. Resolvi até tentar pesquisar mais sobre a capacidade de memória desses felinos, mas tudo o que eu achei foi só aquele monte de pesquisa furada, que divulgam como se fosse a notícia mais incrível do mundo, dizendo coisas do tipo: "pesquisadores descobrem que gatos conseguem se lembrar das coisas". Ou então "cães tem memória". É como se ninguém levasse isso muito a sério, ou mesmo assim, ninguém tivesse meios suficientes para se pesquisar isso de modo mais abrangente, e por isso vivem a tentar constar o que é sempre óbvio. Talvez daqui alguns anos o Google ou os computadores rastreando golfinhos nos dêem respostas mais precisas.










A memória desses felinos está ali, intalterada em suas boas lembranças. E então, como é possível existir tantas dúvidas e olhares incrédulos de céticos ao dizerem que os animais apenas vivem no presente? Como dizer que tudo o que passa pela cabeça deles é apenas o instinto e necas de pensamentos temporais?

Talvez que a capacidade seja menor em alguns animais, mas a generalização é sempre um erro. Até porque,  da mesma forma que existem pessoas que viram monstros quando estão com raiva, fome ou passando por qualquer tipo de ameaça, é óbvio que isso também acontece com qualquer outro animal. Mas acho que nossa visão ainda é limitada demais para entendê-los e por isso é sempre mais fácil dizer: "pois é, eles são pensam como nós". Bem provavelmente pensam bem melhor do que nós.

Sei lá, O Outro Leão

Os dois vídeos mostram em comum o mesmo tipo de coisa. Os leões cresceram mais não apagaram o sentimento bom que tinham pelos seus donos cuidadores. Se fossemos levar uma analogia disso tudo aos estudos da área de psicologia, poderíamos dizer que eles também possuem um motor que alavanca as conexões com os sentimentos em suas lembranças.  










Para os seres humanos, que possuem a visão muito bem desenvolvida, talvez bastaria olhar para uma foto para se encher de alegria ou raiva de alguém. Em animais que a audição ou o ofalto são muito melhores que os nossos, é bem provável que a forma de lembrarem da gente seja bem diferente, mas ainda assim cause o mesmo tipo de impacto ou sentimento. Então vamos considerar que tanto os cães quanto os gatos usem do olfato para criar conexões de nossa existência.

A primeira coisa a analisar, é que em teoria não existe cheiro ruim. O que nos faz definir que um determinado tipo de cheio é ruim ou não é apenas um punhado de células que mandam um sinal para o cérebro, e o cérebro busca informações do cheiro em nosso sistema imunológico, como que se perguntasse: "E aí, essa substância faz mal?" Se o sistema imunológico acredita que sim, então a sensação que será repassada é que aquilo é desagradável. Dá para ler alguma coisa mais explicada aqui nesse link, mas o ponto onde quero chegar é o fato de que basta um tipo de percepção ser diferente para que nós tenhamos a tendência a julgar e caracterizar tudo pelo que vier primeiro na cabeça. Ou seja, humanos são animais racionais em que sentido?

Um Instinto do Cão








Esse vídeo do cãozinho atravessando uma rodovia para salvar o outro cão morto pode ser muito triste, se você pensar que ele queria salvar o companheiro, mas o mesmo já estava morto. É como se ele não tivesse noção das coisas, ou então, tivesse a esperança de que o episódio trágico fosse revertido. Eu acredito na segunda opção, porque é óbvio que ele tinha noção do perigo que corria.Talvez não de modo tão avançado quanto nós, mas ele sabia que não estava em nenhum paraíso tropical. Acho que seria mais algo como "contarei com a sorte, e apenas farei o que tenho a fazer".

Medicina Felina








Da mesma forma, acho que a cena do gato fazendo massagem cardíaca em outro companheiro também já foi vista. O intrigante, como se imagina, é como ele poderia ter aprendido esses conceitos, que muita gente (eu por exemplo) não sabe como faz. Eu poderia acabar tudo aqui e let's move. Mas eu tentei encontrar alguma resposta, e por isso me veio a primeira pergunta comparativa: Quem inventou (ou descobriu) a primeira massagem cardíaca?

E tem muitos outros casos por aí, que daria para ficar muito e muito tempo refletindo. Quantas vezes não aparece uma notícia aqui ou ali dizendo de alguma mãe gata adotando filhotes de passaro ou coisa do tipo? Como questionar a lealdade que existe entre muitos cães e seus donos? Vez ou outra aparece uma notícia dizendo que um cão tentou guiar as pessoas para que socorrecem um outro companheiro. Enfim, daria para passar muito tempo aqui...

Quem sabe você não pode ajudar compartilhando seus vídeos ou histórias nos comentários?

E enquanto a saga sobre a escalabilidade das coisas não é publicada, tem mais coisas que pode se ver perdido aqui:

4 comentários:

  1. Muito massa essa postagem, vou salvar nos meus favoritos

    ResponderExcluir
  2. Valeew =D
    Se eu descobrir outros vídeos legais nesse tema eu vou acrescentando na lista ^.^
    Muito obrigado pelo comentário! =)

    ResponderExcluir
  3. Pra começar eu achei incrível que você tenha postado algo sobre o vídeo "Sempre ao Seu Lado". Essa semana eu estava vendo esse vídeo com o meu irmão, acho que foi no Domingo que eu vi.

    Uma vez num fórum que eu participo de vez em nunca, estávamos comentando a respeito da memória dos animais, exatamente sobre o que você escreveu.
    Eu acho um absurdo dizerem que a memória dos animais está associada a instintos. Pode ser que seja instinto as ocasiões em que eles tentam de alguma forma salvar seus companheiros, mas, por exemplo, se o cão não tivesse memória, como explicaria o fato de o dono se ausentar por vários meses e o cão sentir a sua falta, e quando o dono regressa o cão sabe quem é ele.

    E o caso do filme "Sempre ao Seu Lado", que foi baseado num fato REAL. Após a morte do seu dono, o cão voltava sempre ao mesmo lugar com a esperança de que o dono, ou melhor dizendo, seu melhor amigo iria voltar. É muita coisa pra ser repensada e "repesquisada" rs.

    ResponderExcluir
  4. Verdade Kelly, concordo plenamente contigo. Para mim os animais tem seus sentimentos de forma bem similar a nossa, mas que é menos complexa porque eles não tem necessidade de procurar o porquê de sentir isso ou aquilo, ou quem está fazendo ele se sentir assim ou assado... É simplesmente ouvir aquilo que sentem e agir de acordo com o que podem fazer.

    Muito obrigado pelo comentário! E novamente, acho que a sintonia do efeito "the secret" funcionou por aqui rsrs.

    ResponderExcluir