sábado, 4 de maio de 2013

Como Copas e Raizes

Um daqueles textos chatos, reflexivos e novamente, chatos. O mais legal é que, outro dia eu reli ele e não tinha entendi o que eu mesmo quis dizer, e aí joguei na lixeira. Hoje voltei, e antes de excluir em definitivo, reli e me re-entendi. Talvez amanhã não entenda mais, mas mesmo assim vou postar, é divertido pensar na minha própria incapacidade de diligência literária.

Apenas uma Metáfora

Jogue uma semente na floresta para que a mesma lhe mostre o segredo da vida. Veja que durante seu longo caminho de crescimento, os caules e as folhas reagem às sombras procurando sempre pelo sol. Elas procuram pelo seu próprio caminho da felicidade.

Como aquela música da Rita Lee: "As folhas sabem procurar pelo sol. E as raízes procurar, procurar." Se você será uma folha ou uma raiz, a decisão será sua; procurar pelo óbvio e abundante, como uma folha procura pela luz, a faz ser bela, útil e importante para todos, embora seja frágil e sua vida mais curta. Por outro lado, são as raízes, que quanto mais avançam em sua necessidade de buscar o alimento e a luz que não existe, mais fortes se tornam. A força delas também torna as folhas mais resistentes, porque a base é a mesma para todos. O mundo é o mesmo para todos.

Em distorções colossais, já diziam que o único modo das folhas subirem e chegarem ao paraíso é desde que as raízes alcancem primeiro o inferno. E aqui, usando isso como uma metáfora, as coisas ganham uma proporção perigosíssima. Não porque você decidiu ser como as raízes, que vai viver longe da luz, apenas se alimentando das trevas, cercado de infelicidade e solidão, enquanto muitas folhas crescem e vivem felizes à suas custas. De modo algum. Agir assim, é comparável a viver em uma escravidão, apenas para sustentar seus superiores. Bom, acho que isso lhe parece familiar, se você, assim como eu, ainda não atingiu uma independência financeira ou estabilidade social para se manter seguro em todos os aspectos. Somos como as raízes, onde muitas vezes jamais verão a luz do dia. A vida nesse caso, se resume apenas a sustentar a copa das árvores que cresce e se multiplica sem fim.

Então, você pode pensar como seria bom ser uma das folhas, não? Alcançar a luz, ver o mundo girar ao seu redor. Observar seus companheiros crescendo ao seu lado, e gritar vivas em um banho de chuva numa tarde quente de verão. É viver podendo brincar, sem se preocupar em caçar o próprio alimento, e aproveitar os eventos que acontecem para viver num mundo colorido. Então, num momento de reflexão você iria considerar que alguém que não vê te sustenta. Jamais iria conhecer que a fonte de seu sustento vem do sofrimento de tantas raízes. Uma benção da ignorância, mas a vida na copa das árvores também não é fácil. Sobreviver das pragas, ver amigos mais novos que você serem devorados por lagartas ao seu lado e não poder fazer nada. Ou pior, aguentar a violência da natureza, sentindo o medo dos raios em uma tempestade, e ter que agradecer para que não chegue na mesma proporção de violência a época da estiagem.

Quem segue uma vida sendo uma raiz sofre tanto quanto quem segue sendo uma das folhas de qualquer árvore. Todos presos em um mundo pelo qual não se conhece a aplicabilidade das leis, nem a hostilidade que mora ao seu lado.

Conclusão

A harmonia do mundo, enfim, é a alegria. Pessoas boas são felizes fazendo o bem, pessoas ruins são felizes fazendo o mal. Mas o mal para eles é o que é bom para nós, e ambos os conceitos não podem ser separados ou comparados, porque, afinal de contas, o que é certo e errado em uma vida cujos erros e acertos não estão em nenhum manual da natureza?

Pessoas buscam a própria felicidade antes da felicidade alheia, e isso não as torna egoístas de modo algum, pois como levar a felicidade para os outros se a si mesmo não é feliz? Eu aprendo isso constantemente de diversas maneiras ao longo do tempo, e hoje em dia eu entendo que para poder ajudar alguém é necessário que ajude a si próprio primeiro. Só assim você estará agindo do modo certo.

Se desejar perder seu tempo, prometo que vou te ajudar com outros links tão inúteis e chatos quanto este.

Qual sua Personalidade? → Reflexão chata sobre a personalidade
Crenças Mutáveis → Reflexão chata sobre o sistema de crenças
Paradoxo da Confiança → Reflexão chata sobre confiança
8 tipos de relações → Reflexão chata sobre amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário