quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Corrente da Motivação

A primeira vez em que assisti uma palestra motivacional, eu não era apenas um simples espectador. Eu estava com minha moral erguida ao ápice ao lado do palestrante como colaborador e assistente. Hoje em dia uma simples idéia de eu estar frente ao público me assombra; não apenas pelo medo e ansiedade, mas por pensar que eu mudei: eu desenvolvi um medo por algo que eu fazia e nem tem muito tempo assim.

Gosto de dar conselhos e poder ajudar quem me pede ajuda. Mas, infelizmente eu sei que muitos dos conselhos que procuramos ouvir vêm dos momentos em que não estamos nos sentindo bem. E aí, quando se está mal, muitas vezes é quando sua reflexão fica inclinada a por em prática qualquer coisa que pareça fazer um mínimo de sentido.

O fato é que qualquer pessoa lhe dizendo: "Basta você mudar seu jeito", ou "Vai lá e faça" não funcionam. Essas dicas são sempre tão óbvias que se tornam tolas. Ninguém modifica seu jeito instantâneamente, embora possam modificar ao longo do tempo. Ou mesmo tomar uma atitude não é algo que é tão fácil para todo mundo. A única forma desses conselhos funcionarem seria através de uma variável chamada Motivação.

A motivação é a única coisa realmente capaz de mudar uma pessoa e fazer com que todos os conselhos outrora fúteis ganhem sentido. Para alguém motivado, dizer "vai lá e faça" é o empurrão que ela precisa para uma mudança radical de estado de espírito. Mas, sei que o que vou dizer parece óbvio, mas todo mundo que está em uma situação ruim e pede ajuda, certamente o faz porque essa mesma motivação está baixa.

Talvez isso seja o verdadeiro problema ante qualquer mudança. É como se existissse algum um tipo de corrente envolta de si, e para essas pessoas a força dessa corrente é sempre maior do que a força de vontade. E aí meu caro, não há motivação capaz de tirar esse alguém do fundo do poço nessas horas.

Colocando a lei do positivismo em prática, então ter pouca força de vontade é um preço que você paga pelos problemas que tem; e sua falta de determinação ou garra são teus inimigos primordiais contra a felicidade. Vencer esses inimigos deveriam ser a prioridade antes de qualquer mudança, e nunca o contrário. Se você, às vezes, sente que há uma corrente em torno de si, então porque raios tentar descobrir até onde ela estica (se é que estica) ao invéz de tentar destruí-la?

Esse post não é mais uma sessão de #mimimi, mas sim uma idéia avulsa de reflexão para que se entenda porque tudo é sempre mais dificil quando se está mal. O problema é a corrente invisível que lhe prende, e sua força de vontade faz toda diferença nesse momento. Se parece-lhe dificil escapar dessa corrente, então é sinal que sua força de vontade é fraca, e tudo o que pode ser feito é chorar mais essa desilusão até que o tempo cure vossas feridas.

Ah, o tempo... se você ainda não leu meu outro post falando desse sádico senhor da razão, clique aqui e o faça. Eu gosto tanto desse assunto que também falei de seus paradoxos nesses outro post aqui. O tempo é o responsável por suas mudanças, e se há uma forma de você conseguir adquirir força de vontade, essa forma seria atravéz do tempo, com pequenas mudanças que agora parecem insignificantes, mas que no futuro farão toda diferença. E o segredo para enfrentá-lo ou se aliar com ele? Motivação.

2 comentários:

  1. Fico feliz que tenha gostado dessa palestra , ja tive a oportunidade de dar alguns palestras com esse tema e a alegria e a confiança das pessoas após essa palestra me fazia muito feliz , sempre disse que você fez o curso errado "" Quem sabe no futuro você não cursa uma Faculdade de Psicologia "" kkkk Tenho certeza que vai se encontrar kkk grande beijo Adriana

    ResponderExcluir
  2. Mas a faculdade de Psicologia sempre esteve em meus planos desde o princípio. A mente e o comportamento humano me fascinam até hoje. Talvez algum dia eu faça, assim que acumular um pouco mais de motivação por aqui! hehehe

    Valeu pelo comentário! =*

    ResponderExcluir