sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Salve os Insetos, Salve o Mundo.

Que tal pelo menos três motivos para saber como os insetos "salvarão" o mundo? Deixando de lado a parte da moda e beleza de alguns, nada disso muda o fato de que eles podem te salvar no futuro. Sério.


Um dos heróis favoritos que fizeram parte de minha infância foi Kamen Rider, que eu sempre tentava encontrar uma ligação com aqueles chinelos Rider. O máximo de ligação que encontrei foi: "pessoas usam chinelos para matar insetos". Irrelevâncias a parte, esse post é um pequeno resumo sobre a provável inversão de valores atuais envolvendo os animais comuns, os animais humanos e os heróis insetos. Se você ainda não entendeu a estranha relação desses tópicos, já adianto que tem muita gente importante de olho nesses aspectos para uma possível salvação do planeta. Em outras palavras, Kamen Rider acabou de se tornar muito mais legal do que na época de exibição na Tv.

O Fim da Fome Mundial

Certos países acham natural comer insetos. Mesmo aqui no Brasil, comer içás (tanajuras) era comum décadas atrás e ainda é em certas regiões do país. Para quem não ligou o nome à coisa, içás são formigas que tem como sonho de infância voarem. Eu não sinto vontade de comer formiga porque a cultura atual influenciou meus gostos de modo a depravar qualquer tipo de inseto com sabor gastronômico.

Dê uma lida no artigo "Comer inseto faz mal?" da revista super interessante e veja algumas receitas para abrir seu apetite. (sim, isso foi ironia minha!)

Bom, mas até aí dizer que os insetos podem acabar com a fome do mundo inteiro parece pretensioso demais, não é? Na verdade não. Pois por terem uma taxa de multiplicação elevada e gastarem menos recursos para criação, é mais fácil (e barato) distribuir insetos de graça para quem tem fome do que muitos outros produtos industrializados. E se você quiser saber se essa idéia/moda está causando algum impacto real, é simples: Faça periodicamente uma pesquisa no google por "sociedade protetora dos insetos" (inclusive entre aspas) e fique atento quando o número de páginas de resultados sair das míseras três atuais e explodir em manifestos pelo mundo inteiro em pról dos direitos insetivos.

O Fim do Aquecimento Global

Inseto mais barulhento da terra, e ainda assim, um humilde herói
Mesmo que alguns Insetos possam ter um valor nutri-titiv-adequado, vale a pena lembrar que essa transição de cardápio não é rápida. Até que matadouros de insetos substituam os matadouros de bois e porcos, levaria um longo tempo, e dificilmente seria um substituto, ao menos que todos os outros animais entrassem em extinção ou as pessoas tomassem consiência que a vida de um animal deveria ser considerada como uma vida e não como um objeto de indústria.

Mas, avaliando o outro lado dessa história, os impactos ao longo dos anos seriam bons. Pelo menos foi o que eu li aqui, que dizia inclusive do poder dos insetos para salvar o mundo do aquecimento global.

O fato é que para se manter uma produção desses animais grandes, como gados, por exemplo, o gasto é alto. E o gasto é alto principalmente para o planeta, que sofre com queimadas em troca de novos pastos, e gás carbônico expelido por máquinas e animais, e outras coisas que não ajudam em nada a inverter a tal preocupação do início desse século.

Eu ainda sou contra a criação de qualquer tipo de vida com intuitos de sacrifícios. Sejam animais ou insetos. Mas, se isso fosse inevitável, então certamente valeria apenas apostar em algo que não exija tanto do planeta. Ou, em outra hipótese mais radical, um voto para o canibalismo. #NOT.


Geração infinita de Energia

Enquanto fazia uma pesquisa por insetos, acabei comprovando (mais uma vez) aquela velha teoria de que temos muito a aprender com os outros seres vivos do planeta. E nesse caso, vou copiar e colar esse pequeno trecho que tirei desse link.

Pesquisadores da Penn State University, nos Estados Unidos, descobriram que o formato dos olhos das moscas é perfeito para captação de energia solar. As córneas das moscas varejeiras, aquelas mais nojentas de todas, são os melhores, pois eles são compostos de diversas lentes côncavas de formato hexagonal. Eles captam muito mais luz do que uma simples superfície plana.

Na verdade, isso me lembra o caso daquele garoto que, ao observar as plantas, teorizou que talvez a forma de como as folhas e galhos das árvores eram dispostos poderiam não ser daquele jeito por um mero capricho da natureza. E, tentando criar um pequeno dispositivo que imitasse uma árvore, ele conseguiu com êxito descobrir uma forma de melhor aproveitamento da captação de energia solar.

O mais interessante dessa matéria é que ela também reforça aquela história do número de ouro e a razão áurea, que eu comentei por cima em um post sobre dança do salão (que ligação bizarra, ein?).


Cura para Aids?

Esse foi o único item que mais me pareceu ser somente um hoax mal distribuído pela internet, onde diziam da possibilidade de existir uma certa substância nas baratas que poderiam ser benéficas no tratamento do HIV. Talvez você até já tenha recebido tal texto ou lido sobre o mesmo em algum site de notícias duvidoso, que vou replicar agora:

De acordo com a Agência Nova China, cientistas do Instituto Médico de Yunnan, no sudoeste do país asiático, afirmam ter encontrado nas baratas componentes químicos que podem auxiliar na luta contra a aids, pois possuem efeitos similares aos do AZT. Os testes conduzidos em laboratório mostraram que a descoberta pode ser realmente eficaz, porém o grupo ainda não garante se os insetos poderão ser usados para produção de medicamento.

Eu até tentei pesquisar o quão verdadeira poderia ser essa informação, mas não vi nada sobre o assunto na Agência Nova China, e logo depois disso, uma busca pelo tal Instituto Médico de Yunnan não me trouxe muitas informações à respeito. Só descobri que Yunnan realmente está localizado lá no sudoeste da China, mas até aí, boatos continuam sendo boatos.

Conclusão

Se os dinossauros deixaram sua era para a habitação de raças menores como a nossa, nada impede que outras raças ainda menores povoem o planeta no futuro. Até porque, acredito que mesmo que não houvesse um meteoro para exterminar com os repitilianos gigantes, ainda assim a seleção natural iria matá-los porque o equilibrio entre presa e predador rapidamente iria acabar se os carnívoros multiplicassem com a velocidade que vinham se multiplicando.

Daí, depois que os humanos terminarem de esgotar todos os recursos naturais, quanto menor for o tamanho de sua raça, mais facilidade terá de sobreviver, já que precisará de menos recursos para se manter. Ainda assim, mesmo que outras raças entrassem, somente as bactérias e os insetos estão aí evoluindo e permanecendo inteiros eras após eras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário