sábado, 23 de março de 2013

Qual sua Personalidade?


Para quem já participou de sites de namoro, crê em astrologia ou participou de testes genéricos na internet sabe o quanto é alta a gama de personalidades que existem. Numa pesquisa rápida que fiz para esse post, encontrei sites dividindo toda a humanidade em 4 tipos, 9 tipos, e até (parece bizarro) em 56 tipos. Mas afinal de de contas, será que é possível classificar as personalidades que cada um possui?


Multiplas Personalidades em Uma

O primeiro ponto negativo para milhares de testes de personalidades, é a falhabilidade geral de todos eles. Se algum deles falar que você é perfeccionista, desleixado ou corajoso, pode ignorar o resultado. E vou tentar explicar o porquê.

A personalidade, como o próprio nome diz, é algo tão pessoal, que definir se alguém é desse jeito ou de outro jeito é muito difícil. Você pode considerar que conhece uma pessoa que é muito barraqueira, mas, se um dia tiver a oportunidade de conviver com ela mais tempo, talvez perceba que ela tem seus momentos mais pacíficos. E isso acontece porque nossas emoções não são estáticas; elas mudam de acordo com os acontecimentos do ambiente, e desse modo, nossa personalidade pode mudar de herói para vilão em um piscar de olhos.

Mas aí, você pode dizer que existe um tipo de personalidade que é dominante, que é aquela em que mais demonstramos, e por isso, essa é nossa personalidade real. Há de se concordar em termos, sabe por que? Porque muitas vezes o stress do cotidiano nos leva a ficarmos mais de um jeito do que de outro. E aí, basta a pessoa mudar de vida e destruir seu fator estressante para que uma outra personalidade seja a dominante. E aí novamente, quem tentou dar à você um pacote de características, errou.

Vou considerar aqui os tipos mais comuns de personalidade que existem, com base nesses testes genéricos que certamente você já fez para tentar entender como era. Talvez, a conclusão desses testes genéricos tenha sido um desses abaixo:

  • Você é uma pessoa calma, tranquila, compreensiva.
  • Você é uma pessoa perfeccionista, exigente, decidida.
  • Você é uma pessoa planejadora, perspicaz e estrategista
  • Você é uma pessoa aventureira, despojada, de certo modo às vezes radical
  • Você é uma pessoa caseira, ligada a família
  • Você é uma pessoa baladeira, agitada, muito ligada aos amigos

Eu poderia continuar essa lista por muito tempo, mas não quero deixar esse texto ainda mais gigante do que ele já está. Se você notar, é fácil pegar uma das linhas e dizer que você é desse jeito, e considerar que sua personalidade pode ser definida dessa forma para efeitos gerais. Se eu me pegasse como exemplo, eu me consideraria alguém calmo e compreensivo. E é nessas definições que mora perigo de tudo.

Personalidade do Momento

Vou pegar um dos exemplos mais gritantes, que acredito ser dos caseiros e baladeiros. A princípios são duas personalidades muito diferentes que não tem muita ligação entre si. Acontece que não existe nenhuma lei da vida que impede que uma pessoa que é "caseira" não possa se divertir caso ela esteja numa balada. E vice-versa. A questão ali é que talvez uma pessoa caseira não seja capaz de ver diversão em ficar dentro de uma danceteria, ao mesmo tempo que uma pessoa baladeira vai achar chato deixar seus amigos do barzinho de lado para ler um livro no quarto. Mas, sabe o mais legal disso tudo? É que a mesma pessoa que odeia baladas e prefira a calmaria de seu lar, talvez apenas assim seja porque suas experiências com baladas (se é que possuiu alguma) não foram agradáveis, e novamente, vice-versa.

O ponto onde eu quero chegar, é que aquilo que a gente gosta de fazer está muito ligado ao fato de termos feito e gostado de fazer, e isso inclui o momento em que fizemos. Porque talvez você estivesse em uma fase da vida que o stress do momento acabasse deixando uma descontração com bebida e amigos muito mais prazerosa do que ver um programa de tv legal. Ou ainda, talvez você estivesse em um momento que sua sede por conhecimento o fizesse pensar mais em devorar livros ao invés de ficar jogando conversa fora numa festa.

Personalidade Preferida

Só que quando você faz algo que lhe dá prazer mais vezes, acontece aquilo que acontece com tudo o que fazemos: zona de conforto. Tudo o que entra na zona de conforto é melhor, e obviamente vamos procurar fazer aquilo mais vezes. Depois de um tempo você vai se considerar mais baladeiro ou mais caseiro, simplesmente porque seus gostos se convergiram mais para um lado do que para o outro.

Mas isso não define sua personalidade, e sabe o porquê? Pelo simples fato de que o seus interesses foram criados graças à dois fatores: meio de convivência e oportunidades. O meio de convivência faz com que o modo de criação, sua família e amigos moldem grande parte do que você gosta de fazer. Ao mesmo tempo que as oportunidades pra fazer coisas diferentes também precisam estar ao seu lado para que alguém mude da água pro vinho. Eu já vi pessoas que mudaram, e eu sei que tudo isso funciona não só em teoria, como na prática.

Personalidade Única

Acho que no fundo não é errado dizer que sua personalidade é de um jeito ou de outro, mas o errado é acreditar que isso é imutável. Se você apenas ter em mente que o jeito como é hoje foi fruto de vários fatores e que você é confortável ser assim como é, então vamos convir que você não buscará nem ao menos ver oportunidades para sair dessa zona de conforto atual. Por outro lado, se o meio de convivência, incluindo todas as pessoas que conhece também o satisfazem pelo pacote de características que possuí, assim você ficará por muito tempo. Não vou dizer para sempre, porque a nossa mente é muito complexa para que alguém possa se dizer dona de seu controle absoluto.

Quando desenvolvemos nossa personalidade?

Nossa personalidade foi muito bem desenvolvida e pré-fixada durante a infância, e principalmente na escola e na educação que recebemos de nossos pais. Assim, o fato de como você é tem muito haver com o modo de como foi criado. Até aqui não há novidade nenhuma. Mas, tem aquele detalhe - e várias pesquisas por aí - que mostram como irmãos dentro de uma mesma criação podem ter personalidades tão diferentes.

As duas explicações mais interessantes que existem avaliam que em nosso DNA existem alguns genes que nos levam a tomar decisões que vão mais para um lado quanto para o outro. Nessa explicação, dizem que por exemplo, uma pessoa que tem em sua cadeia genética uma propensão a sofrer de doenças pulmonares, vão inicialmente, terem mais facilidade para que inconscientemente se sinta melhor em meio ao ar puro da natureza do que numa boate com muito calor humano. E sendo assim, essa pessoa vai acabar procurando viver seguindo por oportunidades que a levem a satisfazer melhor sua cadeia genética, seja procurando a calmaria, a violência, a dispersão, etc.

A outra explicação que tenta dizer o porque somos de um jeito ou de outro é a chamada "lei da vida". A lei da vida consiste em por a mão no fogo para saber que ele queima, e bater para saber quem pode derrubar, e apanhar para saber até onde consegue se manter de pé. Em resumo, desde a infância até o final da adolescência nós vamos tentar descobrir as coisas, e muitas vezes, vamos acabar diante de algumas situações que vãos moldar nossos pensamentos no futuro. Vou dar um exemplo:

A mãe diz para o filho não colocar a mão no fogo, e ele, pelo prazer da experiência, irá colocar mesmo assim. Uma vez que tenha queimado a mão, ele poderá resolver confiar mais no que a mãe diz ao invés de sair experimentando tudo por conta própria. Mas dependendo de como foi o resultado daquela queimadura no fogo, ele pode até tentar arriscar fazer de novo pelo simples prazer da experiência. Claro que isso é o exemplo de um caso metafórico e improvável, mas esse caso se repete para outras coisas da vida, e o acumulo dos resultados pode fazer com que essa pessoa no futuro seja mais desconfiada, medrosa ou corajosa.

Qual sua personalidade?

Depois de um texto gigante e confuso, fica até meio estranho eu querer propor tipos de personalidade existentes. Mas, se você levar em conta que sua personalidade é um acumulo de suas experiências de vida - e não uma carga acoplada no corpo - então sabemos que novas experiências podem ajudar a fazer com que você hoje seja diferente de você amanhã.

Eu estava quase a ponto de encerrar esse assunto simplesmente copiando e colando a lista com os 16 tipos de personalidades propostos por Carl Jung, mas achei injustiça, porque certamente você já os conhece. São aqueles tais de ISFJ, INTP, INTJ e etc. São bastante conhecidos por aí, e eles até ajudam a ressaltar parte do texto que escrevi, pois você pode fazer um teste desses e anotar o resultado no papel. Depois que passar alguns anos e tiver em um trabalho diferente, com pessoas diferentes e fazendo coisas diferentes, eu aconselho a voltar e repetir o teste, para ver como há grandes chances de ter um resultado diferente. E com base nisso é que eu tenho a resposta definitiva de qual é a sua personalidade: Mutável ou Imutável. E eu disse concordar que toda personalidade é mutável, mas aí entra outra personalidade: a que não se quer deixar mudar por estar muito bem presa em sua zona de conforto.


Que tal usar o espaço dos comentários para dizer qual sua personalidade? Mas se não quiser dizer nada e deixar sua personalidade subentendida, também entenderei...

Crenças Mutáveis ? Post anterior sobre a mutabilidade das crenças
8 tipos de relações ? Quão diferente é sua personalidade nos relacionamentos?
Amizade Mutável ? Porquê as amizades mudam?
Interesse Escalável ? Seríamos nós egoístas?

2 comentários:

  1. Eu diria que sempre tive uma personalidade calma, mas vejo hoje que a minha calma se vai se alguém "pisar no meu calo", mas isso é verdade, a personalidade é mutável, em comparação de 5 anos atrás minha personalidade mudou um pouco, mas tem características que nós carregamos por bastante tempo, por serem bem convenientes, zona de conforto e tudo mais, um exemplo disso, eu prefiro jogar basquete a jogar futebol pois no futebol eu nunca fui bom.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário!

    Eu mesmo sempre me pego aproximando de pessoas que tenham um jeito mais parecido com o meu, e aí, é fácil eu me ver cercado por pessoas calmas, e com isso, meu lado mais calmo tem mais motivos de prevalecer. Mas ultimamente eu tenho mudado um pouco por causa da mesma convivência de pessoas, pois afinal, nosso ciclo de pessoas ao redor também parecem mudar junto conosco.

    ResponderExcluir