sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Amizade Mutável



A grande maravilha e doença do novo milênio é a internet tal das redes sociais. Graças a ela, eu pude encontrar pessoas de eras bem antigas, e confirmar como tudo evoluiu. É sempre assim: Para que a gente tenha noção da mudança e do efeito violento do tempo, é necessário olhar para um ponto bem distante do atual, e ali ver claramente o que esse mesmo tempo não permitiu que ninguém visse.

E aí, percebi como certas pessoas mudaram, e como outras parecem ser exatamente as mesmas. Do ponto de vista genérico, ocorreu uma grande transformação, mas do ponto de vista de cada um, as coisas apenas seguiram sempre em frente. Mesmo assim, todos nós conseguimos dizer como éramos no passado, e as coisas que fazíamos antes e que não fazemos mais. Maturidade, experiência e compreensão só são adquiridos conforme se vive, e tirando o blá-blá-blá nostálgico sobre passado  e futuro, quero recorrer à apenas um ponto nessa história toda: x-man amizade mutável.



Experimentando o Fato

Pessoas entram em nossas vidas, e então, de repente somem. Às vezes cometemos erros que permitem que isso aconteça, e as vezes, isso acontece independente de nossa vontade.

Nem posso indagar o quão bizarro é você andar na rua, ver uma pessoa que era seu amigo, e ela não te reconhecer. Você até pensa em dizer que se lembra dela, mas por algum motivo, essa conversa acontece somente através do olhar. Alguns segundos de silêncio e o mundo se fecha novamente, selando a única oportunidade que se teria para obter uma resposta do porque isso aconteceu.

Já vi casos de pessoas que se odiavam amargamente, e tempos depois, casaram. Obviamente, a impressão que fica é que fizeram isso só para arrancar olhares surpresos e comentários de perplexidade de todos ao redor. Também vi coisas bem opostas, que numa equação inexplicável, havia uma pessoa que era igual a outra num dia, e rivais mortais no outro. Coisas de Naruto da vida.

Com tantos milhares de pessoas que estão por aí andando nas ruas todos os dias, porque será que escolhemos apenas um pequeno e seletivo grupo para estar ao nosso lado? Obviamente, não é bem nós que escolhemos, porque isso acontece de modo automático; não teríamos condições para ter o mesmo grau de amizade com milhares de pessoas, e nossa própria mente limitada não saberia lidar com tanta gente assim.

E novamente estamos no meio de uma estrada, andando de mãos dadas com algumas pessoas que atingiram altos degraus da amizade escalável e tudo indica que nem a ferocidade do tempo é capaz de separá-las. Mas então, se separam. Antigamente era mais fácil isso acontecer do que hoje, porque hoje em dia se tem mais facilidade de se manter contato do que antes. Mas mesmo assim, tudo é muito mutável. Porquê?

Analisando os Fatos

Essa mudança, e toda essa insegurança que o mundo nos permite ainda me é incompreensível demais. E aqui nem vou perder meu tempo gerando teorias e mais teorias sobre o porque isso acontece tantas vezes o tempo inteiro. Acredito que tem haver com aquela coisa de valores pessoais + oportunidades. Uma coisa está ligada a outra, porque nossos valores pessoais vão dizer o que (ou quem) deve estar mais próximo ou mais distante da gente, e mesmo que inconscientemente vamos nos aproximando ou nos afastando das pessoas mais diferentes de nós.

É aquela coisa dos bandos, que existe em várias espécies da natureza, onde todos procuram cercar-se de grupos com ideologias e costumes similares para fortalecer aqueles valores e fazerem os mesmos continuarem adiante. Como um amigo meu me disse outro dia quando lembrávamos de pessoas que nunca mais vimos; ele disse algo assim: "Pois é, mesmo que quiséssemos reunir todo mundo agora seria impossível, porque cada um criou seu próprio universo, e cada universo seguiu muito diferente do nosso, como se cada um desses universos tivesse as próprias regras".

Então é isso. Universos paralelos e dimensões incríveis englobando à todos de modo único e bem particular. As vezes você entra em um outro universo, mas como já vi em um livro de negócios, vou tentar parafrasear aqui:

"Nenhum funcionário vai entrar e agregar novos valores à sua empresa. A empresa é a entidade que define seus funcionários, dada a mente dos proprietários. Mas a princípio, caso um funcionário agregue coisas novas, certamente a empresa foi a primeira a agregar seus valores ao funcionário para que o mesmo contribuísse com os dele".

Especulando os Fatos

Como toda especulação, preciso iniciar com uma pergunta: Pode ser considerado uma amizade verdadeira uma amizade que mudou? Parte da especulação positiva diz que sim, porque a vida é feita de momentos, e enquanto existia a amizade, ela foi de fato verdadeira. Acabar não anula isso. Não é porque alguém morre que tudo o que ela fez enquanto viva foi falso.

Todavia, tem a especulação negativa da coisa. Nessa especulação negativa, podemos considerar que uma amizade bela e saudável mudou da água pro vinho porque desde o início havia algo errado. É como se houvesse uma tentativa de alinhar as realidades, mas as realidades se chocaram ao invés de se unirem. A parte complicada dessas especulações é que como toda especulação, não há como saber o quão verdadeiras podem ser.

E para citar os casos inversos? Pessoas que foram amigos de infância, depois sumiram e se tornaram desconhecidos na rua. Depois de anos, algum evento do destino coloca aquelas pessoas juntas novamente, como por exemplo, um emprego em uma mesma empresa. Como o sumiço de ambos não foi marcado por nenhuma revolta ou discussão amarga, então é provável que tudo volte ao mesmo degrau da escala em que pararam.

Acabo chegando a conclusão de que a mutação de toda amizade tem mais haver com a influência do tempo do que com a influência das pessoas. Porque se elas não se dão bem, não haverá uma mutação, e sim uma aceitação dos fatos. Mas se elas não se dão bem e ficam anos e anos sem se ver, há uma chance de que nem se reconheçam mais quando se verem novamente, e todos os valores e experiências diferentes adquiridos por ambos os transformem completamente em novas pessoas.

Conclusão

Toda amizade é escalável, e ao mesmo tempo, também pode ser mutável. Essa teoria entra em contradição com uma outra que já postei aqui, dizendo que tudo é uma cadeia de interesses. E nessa cadeia de interesses, queremos nos cercar de pessoas que agreguem valores à nós. Se desejamos ser amados, queremos pessoas que nos amem, e isso não deixa de ser um tipo de interesse. O problema é que amar, para citar apenas um exemplo, é condicionado com várias características e traços de personalidade nossos. Ou seja, se alguém é capaz de mudar esses traços de personalidade, então é óbvio que seus amigos também podem mudar. Tudo é mutável nessa vida, e a mágica dessa alquimia irreversível é o que nos torna especiais e poderosos.

Aproveitando a mutação das coisas, você pode mudar seu estado de espírito e xingar ou elogiar tudo nos comentários. Ou então, se tal desejo de procrastinar sua opinião for maior, experimente algum outro post relacionado à isso.

De onde ver a Angústia?  →  Meu post anterior, totalmente angustiante
(...) Escalável → os níveis escaláveis de interesse, amizade e amor.
Sempre ao Seu Lado. - Um post com esse filme e outros vídeos 
Karma, você tem Carma - Uma opinião avulsa sobre Carma.

3 comentários:

  1. Kkkkkkk... nossa, dou altas risadas com esse comentários que você coloca no final "ou então, se tal desejo de procrastinar sua opinião for maior, experimente algum post relacionado à isso." kkkkk...
    __________________

    Eu achei muito interessante esse post e coincido com algumas coisas.

    Por exemplo: " havia uma pessoa que era igual a outra num dia, e rivais mortais no outro."

    Essa situação foi mais recente. Em 2010 para ser mais precisa. Até 2008 eu não tinha nenhuma amizade, até que me deparei com o fórum oficial da Thalía. A princípio eu nunca imaginei que faria alguma amizade ali, mas com o passar do tempo, participando sempre, dando minha opinião, acabei encontrando pessoas que partilhavam da mesma opinião que eu. Até que no final de 2008 com um simples cartão de Natal que eu fiz questão de enviar para as pessoas que eu mais sentia afinidade, acabei fazendo algumas amizades. Mas apenas duas pessoas se tornaram meus amigos, um rapaz e uma moça, ambos da Espanha. Ambos tinham muita coisa em comum comigo. Mas com o encerramento do fórum em 2010, o rapaz simplesmente desapareceu e até hoje, eu não sei o seu paradeiro. Mas a moça eu ainda consegui manter contato e continuamos amigas, mas amigas mesmo de confiança. Só que no decorrer daquele ano, eu percebi que ela não estava mais querendo falar comigo. Ela fez com que eu me registrasse no MSN, dizendo que sempre estava ali. Mas quando eu estava on-line, ela ficava offline, e depois dizia que não tinha tempo pra falar comigo e inventava mil desculpas. Foi até que eu decidi colocar tudo em pratos limpos e perguntar a ela porque ela estava fazendo aquilo, porque ficava mentindo e blá, blá, blá. Ela se irritou e disse que não era mentirosa, que isso que aquilo. Depois em comum acordo (parece casamento kkkkkk) a gente decidiu parar de se falar. Só que ela foi além... ela me bloqueou dos contatos dela dos sites que a gente participava e quando eu fui perguntar porque ela fez isso se não tinha necessidade, ela falou que não queria ficar lendo o que eu escrevia... Hoje ela até tenta conversar comigo, me mandando mensagens pelo Twitter, eu respondo, mas fica só nisso. Ela não me segue, nem eu faço questão de seguir mais ela. Às vezes vem na minha cabeça as lembranças boas da nossa "amizade", mas nada seria como antes e eu só tento seguir em frente, mas como no seu outro tópico, foi uma experiência pela qual eu agora fico mais cautelosa...

    Bom, só sei que hoje pra mim, já basta de amizade via internet. O melhor é cara a cara, olho no olho rsrs...

    Outra parte do seu post fala sobre amizade na infância.
    Existem muitos fatores também para se separar de uma amigo de infância, como por exemplo, uma mudança de cidade, ou até de escola.
    Eu tinha um amigo que era um dos meus melhores amigos da primeira série até a 3ª. Na 4ª série a gente mudou de escola, mas na 5ª a gente voltou para a mesma escola, só que em classes diferentes. Foi tão estranho, que até hoje eu me lembro. Eu acho que foi até aí que começou minha timidez sem eu saber. Na hora do recreio a gente sempre se olhava só de longe: eu com minha melhor amiga e ele com a nova amiga dele. Como eu não conhecia a garota eu fiquei com vergonha de me aproximar e falar com ele. Mas talvez ele também fosse tímido na mesma proporção, pois ele tampouco se aproximou pra falar comigo. Só sei que eu passei boa parte dessa série nessa mesma situação e em todos os recreios. Oras, a gente se conhecia e éramos muito amigos. Na metade da 5ª série, eu mudei de cidade e de escola e nunca mais o vi. Essa foi a única amizade que acabou sem uma explicação lógica e talvez por culpa da minha timidez.

    Ufa! Mais um pouco e acabo criando um post maior que o seu kkkkkk...

    ResponderExcluir
  2. kkkk Valeu pelo comment! =)

    Essa última situação que você descreveu, também aconteceu comigo. Eu tinha meu melhor amigo na 6ª série, e a gente estava sempre bem unido. Daí, no ano seguinte a gente mudou de classe, e a amizade pareceu sumir sem motivo nenhum. Eu ainda o via no intervalo, a gente até passava perto, mas ninguém dizia uma única palavra. Ele se juntou com um grupo novo de amigos, e eu no meu canto. Por mim a amizade tinha realmente acabado, mas no colegial a gente se caiu na mesma turma de novo, e o grupo de amigos dele acabou mudando de turma... enfim, voltamos a amizade novamente. Hoje em dia a gente se dá bem, converso com ele e talz, mas existe um fator maior que eu tenho certeza que pode acontecer com qualquer pessoa: basta um casamento acontecer e pronto, a bandeira de desconhecidos é levantada novamente.

    Ainda não entendi o porque isso acontece, mas esse fator "casamento" eu já vi acontecer várias vezes. É uma espécie de transformação radical, da qual eu não consigo compreender como pode ser tão poderosa rs

    ResponderExcluir
  3. Isso aconteceu comigo também, eu tinha um amigo que foi meu melhor amigo da 1° série até a 4° série, quando chegamos a 5° série mudamos de escola, continuamos nos falando e tal, mas com o passar do tempo a amizade foi se distanciando e hoje nem nos falamos mais, também acho que a amizade acabou por causa da minha timidez, ele foi passando "estágios" que eu não conseguia passar. É como você falou quando as pessoas se separam, cada um segue seu caminho, e acaba cada um fazendo um universo diferente do outro, a sua realidade e a realidade de seu amigo não são mais as mesmas, e as mudanças acabam afastando a amizade que existia por anos, sem mais nem menos você sente que seu amigo não tem nada a ver com você.

    Ledark é sério me passa umas dicas de como escrever melhor rsrsrsrsrs, gostei do post abraços!!!!!!!!

    ResponderExcluir