sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval

Deixemos o óbvio de lado, e assim pouparemos de comentar o básico. O básico sobre o carnaval é que muitos gostam e muitos odeiam. Eu estou do lado daqueles que odeiam, mas confesso que sou um hipócrita, pois gosto dos dias em que posso passar o feriado em casa sem pensar no trabalho. Detesto toda libertinagem envolvida nesses dias, mas gosto de pensar na ideia de como parece haver uma falsa felicidade provida justamente por essa mesma libertinagem. Também não gosto de assistir nenhum desfile das escolas de samba, mas não nego que admiro aquelas construções gigantescas se passar perto de alguma. Enfim, sou apenas um ser medíocre que observa o carnaval com a passagem natural que vem dele. No fundo, torço para que passe logo, mas bem que o feriado poderia ser mais longo...


Esse será um post mais curto que os tradicionais, até porque não tenho muito o que dizer sobre o Carnaval. É possível ler a história dele em um milhão de sites diferentes, é possível esperar os "escândalos" envolvendo alguma celebridade para ter o que comentar com seus amigos, ou simplesmente esquecer desse feriado.


Me lembro que minha grande revolta pelo carnaval começou durante a infância, onde eu não entendia o porquê paravam de passar meus desenhos favoritos durante uma semana. Eu querendo saber se o cavaleiro Pégasus iria conseguir salvar Saori, e de repente colocavam um monte de gente usando armaduras mínimas para tapar seus sexos enquanto sambavam sem ao menos cantar a música que tocava de fundo. E se Saori não fosse salva? Como poderia o carnaval ser mais importante que os cavaleiros lutando para salvar o mundo!?

Hoje em dia não sou mais escravo da TV, e mesmo assim parece que meu ódio pelo carnaval vem dessa parte que não consegui perdoar. Hoje em dia me vingo vendo dezenas de filmes, desenhos ou animes na hora que quiser, mas não consigo captar nada de bom no carnaval. Eu deveria até ser capaz de ceder a minha parte masculina que quer ver as mulheres desfilando nuas, mas isso parece ferir tanto a moralidade que simplesmente não consigo esboçar um sorriso, mas sim vergonha. E em cada carnaval é a mesma coisa: dias marcados no calendário para se quebrar o pudor, em troca dos próximos 40 dias pedindo perdão aos pecados.

Não quero entrar no mérito religioso, e nem supor que a quaresma seja usada como rendição pelas pessoas. Até porque, se isso acontecesse, então entraríamos em erros estratosféricos.

Carnaval é isso. Não consigo falar bem dele, nem quando me proponho a falar bem dele. Eu já tive uma época que consolava que o carnaval era bom porque nele todos pareciam esquecer todos os problemas e saírem para festejar. Hoje em dia já nem consigo mais usar esse apelo, visto que é justamente no carnaval onde aumenta o índice de violência, abortos, acidentes no trânsito devido a bebida... enfim, definitivamente não consigo falar bem dele. Mas mesmo assim, nas palavras desse ser hipócrita que escreve, um feliz carnaval à todos.


Eu disse que seria um post curto. E de fato, foi curto. Se você não acredita, eu lhe desafio a conhecer alguns posts que eu considero um "pouquinho" maiores clicando nos links abaixo:


A primeira impressão →  Nem é tão longo, mas foi o post anterior.
O único cúmplice →  Spoiler: é você mesmo. Desculpe. =)
A Corrida dos Ratos Tem duas partes, então é algo longo.
Dança de Salão  Tem cinco partes, então ganhou da corrida acima.

6 comentários:

  1. Valeu pelo Comment =)
    Mas ainda vou colocar como objetivo falar bem do carnaval em uma próxima ocasião =) Quase sempre lanço dois posts se contradizendo hehe... mas dessa vez será um pouco mais difícil =P

    ResponderExcluir
  2. Carnaval seria aquela época em que o pessoal extravasa... até demais, o carnaval é comparável a copa do mundo, o Brasil para por dias, mas agora que o carnaval passou o ano "começa".

    Você escreve muito bem, me passa umas dicas depois rsrsr
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Se o Carnaval fosse a cada quatro anos, igual as copas, acho que eu iria gostar mais, e quem sabe... quem sabe me importaria com algum desfile. Pensando bem, acho que nem que fosse uma vez por século eu me importaria...

    Não dá, eu tentei, mas não consigo gostar! xD

    Valeu pelo comentário e pelo elogio =)

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkkkkkk... ri demais com sua postagem e coms eu comentário, Ledark. Eu só posso dizer que antes eu odiava mais o Carnaval. Hoje eu até que levo numa boa. Tirando a parte da "libertinagem", eu gosto de ver o trabalho que fazem nos carros alegóricos, as coreografias de comissão de frente, por exemplo, mas não sou de ficar o tempo todo assistindo e muitas vezes eu escolho ou ver um DVD no horário ou ler um livro, mas a parte artística do carnaval eu gosto. Se for parar pra pensar... se tirarmos os sambas e as mulheres e a parte em que as pessoas aproveitam pra fazer o que querem por lá, e se deixassem só os carros e as coreografias, o Carnaval poderia ser comparado a uma obra de arte ou de teatro.

    ResponderExcluir
  5. Depois que passa essa época, às vezes é possível ver os carros alegóricos abandonados lá num canto de SP (não lembro onde é, acho que perto do Sambódromo mesmo rs)... E quando passo ali e vejo aquele ar de abandono, automaticamente eu penso em toda alegria e felicidade das pessoas que se reuniram para sambar carnaval em torno daquelas 'fantasias' gigantes e incríveis.

    Ali eu consigo sentir um pouco de vazio deixado pelo Carnaval, porque mesmo que ainda não goste dessa época, eu gosto menos ainda de perceber que um ar mais "triste" se abateu sobre tudo aquilo que levou muito tempo e trabalho para ser feito.

    Eles deveriam guardar tudo num museu, sei lá...xD
    Ah, e valeu pelo comentário! ^.^

    ResponderExcluir