terça-feira, 1 de março de 2011

Mundo Virulento

Os vírus estão em qualquer lugar, ou, em todo lugar. Eles podem agir de diversas formas e serem considerados a mesma coisa em muitos meios diferentes. Podemos enfim, chegar a conclusão que nós estamos compartilhando o mundo com esse inimigo invisível. Um inimigo que é capaz, mesmo com seu tamanho insignificante, destruir pessoas e até nações inteiras.

A Conspiração

Eu ainda me lembro do hoax que círculou há uns dois anos atrás, depois que o Governo lançou uma campanha de vacinação em massa contra rubéola, e claro, não de modo indiferente aconteceu o mesmo com a última gripe da febre amarela ano passado.

A idéia de aplicar uma vacina com um propósito vil por trás realmente não tem muitas condições de acontecer, principalmente porque qualquer segredo só é segredo enquanto não for contado para ninguém. E segundo porque, conspirações a parte, vivemos em uma sociedade cuja democracia e conhecimento da verdade são direito de todos. (lalala ./ironia off)

Definitivamente, esse não é um post sobre conspirações, então deixa isso pra lá. A idéia aqui é apenas pensar na alegria que se dá de conviver num mundo virulento.


Ataque de Zumbis

Vírus é uma definição simples para: alguma coisa que visa destruir/trollar tudo, e ainda por cima, não tem como ser evitada e vai, de qualquer maneira, atingir você um dia. Seja no mundo real ou no mundo dos computadores, a palavra vírus sempre é sinônimo para causar medo. E esse medo acabou se tornando tão generalizado que se tornou uma epidemia.

Filmes, livros e jogos de ficção adoram explorar esse tema. E de fato, é um tema muito amplo, já que a própria definição é ampla. A série de survival horror Resident Evil é uma das minhas favoritas por esse motivo; vírus que transformam pessoas em zumbis devido a uma falha humana no controle de experiências perigosas é muito mais fácil de se acontecer do que se imagina. Dúvida?

Você pode dar uma pesquisadinha aí sobre um protozoário de nome estranho, conhecido como "toxoplasma gondii", que é capaz de alterar o comportamento de um indivíduo para fazê-lo, em outras palavras, agir como zumbi. O único fato comprovado é que por enquanto ele não é capaz de atingir os humanos. Mas isso não é nenhum tipo de alívio, já que como sabemos, muitos vírus se modificam e evoluem até que em dado momento podem se tornar um problema. Esta aí a extinta gripe suína que só era um problema para porcos até causar um surto de pânico em muita gente.



Apocalipse Evolutivo

Mas ainda bem que tudo parece distante, saudável e impossível. Afinal de contas, já se passaram mais de três mil anos desde que o homem incivilizado está por aí, sobrevivendo às pestes e tudo mais como verdadeiros donos do mundo. E também não há chances de existir um Will Smith andando por aí com seu cachorro inseparável e atirando em zumbis para ser reconhecido como uma Lenda.

Mas e essa histórinha mal contada sobre o aquecimento global? Muitos cientistas por aí não dão mais do que cinquenta anos de vida para a Terra, como se a Terra estivesse realmente preocupada com isso. Ela já está aí a mais de bilhões de anos experimentando a lava e o gelo, e certamente não será um punhando de pessoas que conseguirão acabar com ela. No máximo acabarão com si próprios e as vidas que nela se abrigam; ou, em uma hipótese mais provável, criarão condições climáticas para que outros animais se adaptem a nova temperatura e criem uma nova geração de vida tão "pacífica" quanto os dinossauros.

Em todo caso, eu ainda prefiro aceitar a idéia de que somos como qualquer outro vírus, só que em escala maior. Consequentemente, milhões de vezes mais perigosos que qualquer vírus deste mundo. A primeira reflexão sobre isso me veio quando assisti Matrix, e a memorável discussão do Agente Smith com Morpheus lhe justificando isso:

"Eu gostaria de compartilhar uma revelação que tive durante meu tempo aqui. Essa revelação veio a mim quando tentei classificar sua espécie (humano) e me dei conta de que não são mamíferos. Todos os mamíferos do planeta instintivamente desenvolvem um equilíbrio natural com o ambiente circundante, mas os humanos não.

Vocês se movem para uma área e se multiplicam e se multiplicam até que todos os recursos naturais sejam consumidos e a única maneira de sobreviverem é indo para uma outra área.

Há somente um outro organismo neste planeta que segue o mesmo padrão. Você sabe o que é? Um vírus. Os seres humanos são uma doença, um câncer deste planeta. (...)"

Isso resume tudo, ou pelo menos, resume muita coisa.

A Epidemia de Vírus



Já que eu ameacei falar sobre o aquecimento global então aqui já vai mais um belo lembrete de como as coisas podem piorar. Essa teoria eu escutei através de um amigo e, sem questionar muito suas fontes (discovery channel), eu tomei essa dedução como algo bem mais possível de acontecer do que se espera. Vamos lá:

O planeta esquenta, e com alguns graus a mais as geleiras lá do papai noel polo norte vão derretendo. Que isso é a nova versão apocalíptica do mundo moderno ninguém discute, mas, e quanto as histórias que essas geleiras tem à nos contar?

Calma, não é conversa de maluco. Como muitos experts em biologia podem explicar, a temperatura ideal para uma bacteria sobreviver e suas condições de vida são as mais diversas possíveis. Isso faria que conforme o gelo vai derretendo, várias dessas bactérias pré-históricas que até então estavam congeladas e permaneciam ali de modo inofensivo ganhem vida. Depois disso, o vento e o mar se encarregaria de fazer o resto, levando novos vírus para as primeiras criaturas despreparadas que encontrassem.

Ainda bem que a ciência já se me convenceu (¬¬) de que os dinossauros morreram com fogo e não devido a primeira era glacial do planeta. Pois do contrário, as preocupações de que esses virossauros voltassem a ativa saíriam das áreas de ficção e partiriam para o terror. Felizmente parte do que os cientistas dizem sobre isso não é totalmente considerada já que, segundo alguns, são quase 10% de gelo da Antárdida perdido a cada ano desde o começo da década de 80. Ou seja, pelas contas deles já era para gelo ser uma palavra nostálgica e vista apenas nos filmes antigos.

Para resumir tudo, recomendo um vídeo sobre o aquecimento global, que é um pouco antigo mas nem tão divulgado. É aquele do Al-Gore chamado "Uma verdade Incoveniente". Eu procurei se havia algum link para colocar aqui, mas a princípio não achei. De qualquer modo, não leve tudo tão a sério, porque depois disso já rolou muita conspiração e contradição - inclusive de gente dizendo que o mundo está esfriando ou até mesmo diminuindo.

E qual é a sua opnião sobre o que acontece no mundo? Unimente? Lei da atração? Protocolo Blue-Hand? Enfim, deixe sua opnião registrada nos comentários, ou perca algum tempo lendo meu último post sobre o paradigma das guerras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário