quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Fim de ano 2011





Vez ou outra eu faço um post mais pessoal aqui. Mentira, vez ou outra eu falo sobre as aulas de dança de salão, o único post mais pessoal que eu acredito fazer com certa recorrência. E, por ser época de natal e recair toda a magia reflexiva do natal sobre as pessoas, acredito que esse post seja um dos mais pessoais que farei aqui, depois  de falar sobre o prézinho, solidão, amor e até mesmo morte. Até mais pessoal que a própria Reprospectiva Pessoal do ano passado. Tudo isso porque é impossível falar sobre o final de ano sem parar por um instante para analisar a própria vida, a vida de todas as pessoas que cruzaram pelo seu caminho e refletir sobre elas por um instante.

Ou seja, seria tão bom se todos pudessem considerar o final de ano como uma época pessoal, para que assim ponderassem mais sobre a vida, e como ela é incrível e fascinante, mesmo quando quer nos confundir e desacreditar.

Desde o final do ano passado e até metade desse ano eu passei por uma experiência bizarra de coincidências macabras, envolvendo um número grande de conhecidos diretos e inderetos que faleceram. Eu entrava no orkut e via pessoas da minha lista de amigos que nem se conheciam, mas levantavam as bandeiras de luto pela perda de alguém. Foi assustador porque era uma sequência de acontecimentos que eu nunca tinha imaginado existir, como se todo mundo fosse morrer naquele ano. Sabe quando explode na mídia o noticiário de um avião que caiu, e nas semanas seguintes parece virar moda cair avião em qualquer lugar? Pois é, algo desse nível.

Ao mesmo tempo, da metade do ano em diante, essa natureza bizarra se inverteu, e casamentos vieram. Até escrevi um post sobre isso, mas que acabei optando por publicar só em 2012, para o caso de novos casamentos acontecerem e eu apurar minhas considerações. E como se não bastasse, também reencontrei amigos que não via há muitos anos, e descobri a passagem do tempo em sua maestria cordial, com mais e mais casamentos que, espero sinceramente, que sejam vindouros.

E aqui estou eu, bem no finalzinho do ano (ou nem tão no final assim) com a oportunidade de analisar os dois semestres dividos entre a vida e a morte, na mais bela encenação do que significa o final de ano para mim. Em especial, o poder mágico do natal é exatamente esse, de poder tocar nosso corpo e alma para que tenhamos mais  auto-conhecimento.

O auto-conhecimento nos permite crescer, e por isso, descobrir a melhor forma para encontrar onde está a tal da felicidade que todos procuram, mas nem todos encontram. E já que a desistência não faz os vencedores, o que mais vale é a luta constante pela procura mais duradoura e incrível que alguém pode fazer. Ok, parei com o monólogo forçado.

Então, vou terminando o texto por aqui. Não farei promessas vazias de que apenas desejo um feliz natal e ano novo à todos; desejo mais auto-conhecimento, pois sem dúvidas, conhecer a si é o caminho mais poderoso que imagino existir para encontrar o pote de ouro no fim do arco-íris. Além do mais, a verdadeira alegria das coisas não está nas coisas, e nem mesmo nas pessoas. Está em si próprio, pois se você se esforça para ter a alegria dos pequenos momentos ao seu redor, certamente espalhará isso adiante. A sua humildade atrairá a humildade alheia, e quando se der conta, estará cercado de pessoas positivas e que te colocarão para cima.

Carpe Diem. É tudo o que desejo para você (se é que alguém lerá isso) em 2012. E tenha certeza que isso vale muito mais do que milhares de votos ofuscados pelo simples "feliz natal e boas festas" que se espalha. Viva os momentos do ano seguinte e, se possível, descubra uma forma para aprender com cada momento. Extraia as coisas boas e as use para saber que está no caminho certo, ao mesmo tempo que mantenha a cautela com tudo o que te entristecer, pois nenhuma lágrima é derramada sem haver um motivo, e todo motivo pode ser compreendido muito mais do que sentido. Quando se chora apenas pelo sentimento, você vai chorar todas as vezes que algum sentimento semelhante lhe atingir. Mas quando você chora entendendo o motivo, aquilo já ficará arquivado na sua estante pessoal, e da próxima vez não caíra no mesmo pranto em vão.

E eu achando que sei de alguma coisa... E eu achando que tenho qualquer moral para levar um conselho sadio à alguém. E eu querendo fazer um post curto... Pois é, eu tinha que fazer alguma coisa para entediar o texto e garantir que ninguém o lê-se.  Tanto que vou ter que finalizar dando um ctrl+c e um ctrl+v do meu último paragráfo do fim de ano passado para finalizar o post:

Você já ouviu que natal é época de solidariedade, certo? Então pratique todo tipo de solidariedade que puder. Presenteie algum desconhecido, sorteie cartinhas de correio para crianças carentes e faça o natal de outra pessoa feliz. Ou talvez, perdoe alguém que lhe magou. Desfaça suas mágoas. Diga um "olá" pessoalmente para quem você geralmente não diz, ou se a distância e o tempo não permitem, telefone. Ou mande um e-mail, deixe um recado personalizado no orkut facebook (nada de selecionar todo mundo e mandar uma mensagem genérica!). Enfim, recorde e reforce que vale a pena sermos humanos nesse mundo com tantos zumbis.

Boas festas. Digo, Carpe Diem.

Se quiser algum post envolvendo mais boas reflexões propícias para o natal, experimento alguns links:


Paradoxo das Escolhas  →  Inclui um vídeo para explicar o porque escolher
Corrente da Motivação → Como conseguir se motivar para qualquer finalidade
Dança de Salão. Oh, não. - Minha saga sobre as danças de salão.

5 comentários:

  1. http://misichan.blogspot.com/2011/12/ai-aio-tempo-passa.html

    ResponderExcluir
  2. Kkkkk... não adianta, a gente sempre acha que vai fazer um post curto e no final sai um testamento rsrs.
    Todo final de ano eu costumo pensar muito sobre o que eu fiz ou deixei de fazer, e tento pelo menos no ano seguinte concretizar ao menos a metade do que eu me prometi no ano anterior. Mas, enfim...

    Boas festas pra você também!

    ResponderExcluir
  3. Sempre acaba sendo assim, não sei se com vc tmb acontece isso, mas eu prometo coisas legais pra mim mesmo, algumas mais fáceis de cumprir e outras para serem algo do tipo "desafio do ano"

    Boas realizações pra ti, e quem sabe na primeira metade do ano você concretiza os do ano anterior, e na segunda metade você alcança as promessas atuais rsrs

    Valeu! =)

    ResponderExcluir