segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O Cético Crente [2] - Porque você crê E descrê?


Aqui continua uma nova saga nesse blog, que em resumo, dita os pensamentos estridentes de um cidadão que não acredita em nada - um descrente - frequentando um local religioso. Ante toda especulação blasfêmica que possa existir, me adianto que tentarei manter minha postura parcial. E ante toda especulação sobre o quão desinteressante esse texto possa ser, me adianto que tem absoluta razão.

Existe uma religião certa?

Todo mundo nasce e cresce dentro de vários conceitos filosóficos que irão formar sua vida, e muitas das vezes, elas irão seguir a mesma religião - se assim houver - de seus pais. Mas, dado um certo momento, aprende-se que pelo mundo existem outros conceitos filosóficos muito diferentes dos seus, e esses conceitos ditam religiões diferentes. Se por um minuto houver uma decorrência do processo pensativo sobre o assunto, será que existiria uma religião que está certa?

E aqui, só peço muito cuidado com a resposta. Principalmente se ela for dita assim, praticamente sem muita pesquisa, reflexão ou estudo. Existem três respostas possíveis. Ou você responde que sua religião é a correta, ou você responde que não sabe, mas que alguma religião pode sim ser a correta. Ou então, diz com convicção que nenhuma delas é correta. Seja lá qual for sua resposta - provavelmente está errada. A minha que eu escolhi também está, mas até aí acho que o título do blog já me dá esse ônus gratuito. Agora o que resta, é debater enfim, sobre qual é a crença certa à se ter.

Etiologia

Dentre as pesquisas, acho que a palavra mais importante que todo mundo deveria ter em mente - simplesmente porque sempre a usou durante sua vida inteira - é a etiologia. Para resumir, a etiologia é exatamente o que levou você a ler até esse ponto. É sua curiosidade dada alguma coisa, uma ideia, ou pergunta a ter uma resposta. E assim, a busca por respostas sobre qualquer coisa sempre existiu desde que você nasceu, desde que seu pai nasceu ou desde que um faraó egipício contemplava uma pirâmide. Todo mundo queria respostas das coisas que não sabia, e por isso, perguntavam. Etiologia é o estudo do porquê das coisas. Você já foi mestre nisso quando era pequeno, não é verdade? Tem gente que simplesmente aceita tudo o que lhe foi ensinado e jamais questiona aquilo que aprendeu. Outros, por sua vez, passam a vida toda questionando tudo. Para alguns, o lado etiológico morre, e para outros, ele apenas se modifica.

Aqui vem o primeiro ponto para que eu pudesse encerrar todo o assunto. Se você é do tipo que perdeu seu lado de "perguntar" sobre as coisas, então certamente não há o porque continuar essa leitura, já que nada aqui vai acrescentar nada. Até porque, mudarei radicalmente minha forma de escrever no próximo tópico, onde irei propor apenas um novo tipo de leitura. A leitura fundada justamente nesse lado questionador que para alguns ainda não está morto. Quer entrar nesse jogo?

Abrindo a mente...

Respire fundo e faça uma coisa simples, que é abrir a mente. Use um abridor de latas. Abrir a mente significa que você irá assumir que está pensando diferente do que você pensa por alguns instantes, de modo que não vai manter uma postura defensiva contra tudo aquilo que passar pela sua retina. O ideal mesmo seria ter uma mente aberta durante todos os dias de sua vida, mas eu sei o quanto isso é difícil e vou tentar exigir apenas que mantenha a mente aberta até o final desse post. Assim ficará mais fácil para meu jogo de perguntas que farei a seguir.

Serão ao todo 6 questões, todas com respostas que, se você tiver dificuldades em responder, então eu devo lhe parabenizar pelo belo exercício feito. Se suas respostas forem apenas um sim ou não, então volte para meu post sobre crenças e treine um pouco mais a parte do questionamento. Eu ainda pretendo fazer um post comentando as perguntas, mas claro, somente se algum dia nessa vida me vier motivação suficiente para tal, do resto, só adianto que para todas as perguntas, existe uma resposta que é errada e uma certa.

  1. Se você não soubesse a idade que possui, com quantos anos você acha que teria?
  2. Se você nascesse em um pais cuja predominância religiosa fosse outra bem diferente da sua, você acha que teria a mesma religião que tem hoje?
  3. Da mesma forma que a religião grega é vista como mitologia hoje em dia, existe alguma chance da religião cristã ser vista como mitologia no futuro?
  4. Quando você descobre uma verdade muito importante para sua vida, você considera que isso será importante para todos só porque foi para você?
  5. As vezes você escuta pessoas com ideias parecidas com as suas. Você acha que essas pessoas são mais inteligentes e simpáticas do que a média?
  6. Se você tivesse uma máquina do tempo que pudesse avançar ou voltar para qualquer que seja a data, você pretenderia usá-la para viajar para quando?


Respostas?

Eu deixei algumas perguntas que acredito serem boas para exercer o lado etiológico e indagador de seu íntimo. São aquelas perguntinhas que, eu espero que sua resposta não saia em cinco segundos. Mas tudo bem se sair, ficaria muito grato de qualquer maneira se pudesse compartilhar de alguma forma comigo.

Queria colocar um exemplo, talvez um pouco fora de tudo isso, mas que no geral tem haver com o exercício do pensamento como um todo. Você sabia que existem algumas pessoas hoje em dia que são Terraplanistas? Ou seja, elas acreditam fielmente que a terra é plana. Mesmo com tantos fatos por aí comprovando que nosso planeta é apenas um pontinho ínfimo no meio do universo.

E, um número um pouco maior de pessoas, embora saiba que vivemos numa esfera suspensa no meio do nada, tem plena convicção de que estamos bem no centro de todo o universo, onde galáxias, estrelas e planetas giram ao nosso redor, e não ao contrário. Esse tipo de pessoa é conhecido como geocentristas, mas que com o advento das aulas de ciência nas escolas, também são minoria.

Agora que as coisas começam a ficar legais. Quando entramos no conceito do criacionismo, onde é proposto que um criador deu origem a todo o universo, vemos que existem dois grupos bem distintos de crenças nesse aspecto, que são os chamados Criacionistas de Terra Jovem onde para eles o nosso planeta surgiu a pouco mais de cinco mil anos, e os Criacionistas de Terra Antiga, que dão um voto de confiança para os estudos de medição com carbono-14 da ciência e alegam que o planeta pode ser um idoso de pouco mais de bilhões de anos. Embora alguns nesse meio digam que o universo inteiro tem a mesma idade da Terra, outros nesse meio também vão dizer que a idade do universo é impossível de ser calculada.

Eu disse que ficaria interessante, porque como você vai percebendo, começam a existir grupos com ideologias muito fortes e que geralmente irão defender aquilo que crêem até se esgotarem. Mas isso não acontece muito com os Terraplanistas ou Geocentristas, que além de serem minorias, são facilmente convencidos do contrário. E porque você acha que isso acontece?

Basicamente por dois motivos: um é o número de evidências que provam que a terra não pode ser plana e nem o centro de tudo, e também, o acesso ao conhecimento em livros e pesquisas feitas pelo mundo todo que eles tem acesso. Qualquer um é capaz de comprar um telescópio e fazer suas próprias anotações e conclusões daquilo que vê.

Quando chegamos num ponto em que temos que dar uma resposta sobre quem criou o universo, aí as coisas mudam radicalmente de figura. Criacionistas e Evolucionistas não se misturam de modo algum, ao que me parece. E acredito que isso só se dá pelo simples fatos que comentei no início desse post: etiologia. Afinal de contas, é natural em nós a busca de respostas para todas as perguntas, e é muito mais fácil ter uma resposta do que não ter. Então, acreditar numa força superior como o criador de tudo é muito mais louvável do que dizer "eu não sei".






Gostaria apensar que deixasse sua opnião nos comentários do quão absurdo ou questionável foi esse post. Se quiser, pode ler alguma coisa sobre evolucionismo clicando aqui.

Conspirando contra RFIDs → Sobre os chips da besta
Suas crenças são mutáveis? → Seu sistema de crenças
Acaso vs Destino → Sobre coincidências ou não
Nosso único Cúmplice → Confie no seu cérebro e seja traído.

Veja a parte anterior dessa saga: [1-Dividindo Lados]

Nenhum comentário:

Postar um comentário