domingo, 3 de junho de 2012

Qual foi sua última desilusão?

Há bem mais de um ano eu lancei uma enquete nesse blog, que com seus 13 votos sobre uma pergunta aleatória me fez criar um post justamente para comentar de tal enquete. E eu juro que eu mesmo não votei e nem manipulei os resultados da enquete. A pergunta era simplesmente para saber qual foi sua última desilusão, e assim me ajudar a ter mais foco nos posts desse blog.



Sendo assim, dado o empate técnico entre Trabalho e Amor, eu fico feliz por saber que as desilusões amorosas não são tudo na vida. Eu já fiz alguns posts aqui lidando com esses temas, e vou listá-los aqui antes de falar sobre a nova enquete.

Trabalho
Você pode se formar naquilo que sempre sonhou e descobrir que sonhou errado o tempo todo. Ou pior, pode descobrir que realmente aquilo era seu sonho, mas trabalhar com aquilo é mera fantasia. Talvez você tenha sido leviano em escolher um curso por simplesmente gostar, e esquecer que é necessário avaliações sobre o mercado de trabalho, por exemplo. Enfim, trabalhar naquilo que não gosta é triste. Mas, será que pode ser revertido? Fiz pouquíssimos posts falando sobre o trabalho, mas pode se desiludir com esse aqui.

Amor
E você pode amar uma pessoa, mas essa pessoa não vai te amar. E essa pessoa pode amar alguém que não vai amá-la. A lei do amor é simples assim, quanto mais o tempo passa, mais velho você fica e mais oportunidades de viver pelo - e para - o amor vão sendo jogadas fora. Uma das desilusões mais recorrentes aqui no blog, e que se tudo der certo, ainda postarei a receita infalível da felicidade eterna advinda dos contos de fadas. Só para citar os últimos posts, falando sobre os 8 tipos de relacionamento, as contradições ou a escalabilidade romântica.

Dinheiro
Mesmo com raiva sobre a censura capitalista, eu realmente tentei pensar numa forma de fazer com que o dinheiro deixasse de ser um problema na vida. Até arrisquei falar sobre dicas de investimento e bolar planos meticulosos para ser rico. E se você ainda acreditar fielmente que dinheiro não trás a felicidade, então talvez seja só um desiludido motivado. Mas se não for, experimente ler as duas partes do meu post sobre a corrida dos ratos.

Sorte
Existem pessoas que tem muita sorte. Andam por aí e acham notas de 100 reais na rua, ganham prêmios inesperados e são sempre os visitantes premiados de vários sites. Por mais controversa que seja a sorte, eu já arrisquei dizer aqui que a filosofia de Steve Jobs ainda é muito válida: Somos nós quem fazemos a nossa própria sorte. Quem senta e chora recebe lágrimas, e quem levanta e anda, recebe oportunidades. E você, acredita em sorte ou também quer procurar evidências do destino e o acaso?

Outro
Fiquei pensando em quantos outros tipos de desilusão podem existir, como estudos, amizades e problemas familiares. Além dos problemas citados, eu acabei esquecendo de mencionar outro muito importante que é a saúde. Doenças fisiológicas e mentais que podem atrapalhar o bom andamento da vida. Ou crises de luto por perda de parentes ou pessoas próximas. A conclusão que chego é que nossa vida é uma grande malha de desilusões, onde é feliz aquele que cuida dessa malha ou não tenta buscar uma de mithryl.

Agradeço muito se você foi uma das 13 pessoas que votaram nessa enquete que já estava aí no lado esquerdo do blog há anos. Meu objetivo agora é que com a nova enquete, eu consiga a colaboração de 13 novos votos para encerrar a enquete. Será que consigo? Enquanto isso, você pode se desiludir um pouco com outros posts com selo Adele de qualidade.

Depressão →  Post anterior sobre uma doença semi-curável.
Viagens no Tempo sem Rpg → Porque com Rpg não seria desilusão.
Ano novo, e agora? Você está fazendo o que prometeu fazer?
Você tem certeza? → Porque toda dúvida faz parte de uma desilusão.

Esse post, embora não tenha assim muito assunto, eu achei importante fazê-lo para que eu não me esqueça dessas enquetes lendárias altamente populares que faço.

3 comentários:

  1. Eu nem sei se votei nessa enquete, é bem capaz que sim, já que não posso ver uma que já saio votando rsrs.

    Olha, adorei essa frase: "Quem senta e chora recebe lágrimas, e quem levanta e anda, recebe oportunidades." Foi você quem inventou? Bom, só sei que já está na minha lista de frases favoritas. E me lembra muito ao livro "The Secret/O Segredo".

    Creio que minha desilusão tenha sido mais no trabalho mesmo ultimamente.

    ResponderExcluir
  2. Fui eu quem inventei sim, e qualquer dia vou fazer um post só de frases, porque eu adoro ficar inventando palavrinhas de efeito rsrs

    E de certa forma, até hoje eu ainda consigo ser um crente e descrente do livro 'O Segredo', de modo nem sei explicar rsrs

    ResponderExcluir
  3. O que aconteceu Ledark? O blog já está parado faz um tempo..., o que aconteceu? Dê alguma notícia, abraços!

    ResponderExcluir